No domingo da semana que vem, 24, será realizado o último passeio da Rota do Chimarrão Verão. Com isso, serão quatro itinerários feitos nesta temporada da iniciativa da Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturrchim) e Departamento de Turismo do Município.

Segundo a guia de turismo que acompanha os turistas nos passeios, Sônia Lang, durante esta temporada 32 pessoas participaram, sendo 20 visitantes de outros municípios. “Penso ter sido positivo pois pessoas de outras cidades participaram e estão levando para outros lugares nosso turismo. O povo de Venâncio Aires conhece os lugares e vão por conta própria fazer seus passeios”, afirma.

Foto: Divulgação / AturrchimChimarrão e tereré acompanhavam grupos nos encontros
Chimarrão e tereré acompanhavam grupos nos encontros

Para a coordenadora do Departamento de Turismo do Município, Angélica Diefenthaler, a avaliação é positiva, tendo em vista que apenas um passeio precisou ser cancelado em virtude da instabilidade do tempo. Os demais, segundo ela, contaram com a presença de turistas de diferentes municípios do Rio Grande do Sul. “Foi uma experiência válida, foram três passeios realizados com a participação de diferentes municípios como Porto Alegre, Sapiranga, Estrela, Santa Cruz, São Leopoldo, entre outros”, destaca.

Na semana passada, Venâncio recebeu 13 profissionais da área de turismo para conhecer o potencial do município. O evento Viagem de Estudos (Viest) oportunizou um momento de conhecimento por meio de um ‘tour’ pelos principais pontos turísticos de Venâncio Aires. O retorno dos participantes foi positivo e a intenção é que os guias de turismo possam montar grupos para visitação aos pontos durante os dias de programação da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), em maio.

ÚLTIMO PASSEIOO último passeio desta temporada da Rota do Chimarrão Verão será realizado no dia 24. Sônia afirma que para o passeio – que fecha os roteiros de verão – sete pessoas já estão inscritas, sendo cinco de Santa Cruz do Sul.

Aqueles que queiram participar do passeio podem se inscrever por meio do WhatsApp (51) 99996 0350 . O investimento é de R$ 40 e a saída será da Praça da Matriz, às 9h. O último passeio vai percorrer o roteiro 1, que contempla Praça da Matriz, segue a ERS-422 com paradas na gruta Nossa Senhora de Lourdes, Mirante Lauro Erdmann, Figueira Centenária (almoço) e, à tarde, Balneário Paraíso.

Foto: Divulgação / AturrchimFrancisco e Lia Rejane vieram pela primeira vez no dia 13 de janeiro
Francisco e Lia Rejane vieram pela primeira vez no dia 13 de janeiro

Duas visitas para contemplar as belezas da Capital do Chimarrão

O casal Francisco, 59 anos, e Lia Rejane Andrade, 53, participaram duas vezes da Rota do Chimarrão Verão. Eles são naturais de Rio Pardo, mas moram em Sapucaia do Sul. O casal já conheceu cerca de 240 municípios gaúchos em busca de fotografias, lembranças ou simplesmente memórias de cada lugar. O primeiro passeio para a Capital do Chimarrão foi depois de uma pesquisa na internet quando chamou a atenção o termo Rota do Chimarrão.

No dia 13 de janeiro o casal fez o primeiro passeio. A visita foi a Praça da Matriz seguindo para Linha Sapé com caminhada e após Cerro do Baú e Balneário Paraíso. “Nós visitamos cidades do Rio Grande do Sul e adoramos Venâncio”, declara Lia Rejane. Encantada com as belezas e receptividade, ela resolveu voltar para trazer a cunhada, Fátima Andrade, 61 anos. Na segunda viagem a família visitou a gruta Nossa Senhora de Lourdes, Mirante Lauro Erdmann, Figueira Centenária e Balneário Paraíso.

O casal faz as viagens por puro lazer. Lia Rejane afirma que o Rio Grande do Sul é lindo e tem muitas belezas que podem ser contempladas. De Venâncio, além das lembranças, a família levou queijos, cuca, erva-mate e, claro, a hospitalidade. “Eu amo o Rio Grande do Sul e adorei conhecer as belezas de Venâncio”, ressalta.

“Venâncio é uma cidade linda, as pessoas foram muito receptivas conosco. Visitamos lugares maravilhosos.”LIA REJANE ANDRADETécnica em enfermagem