Rotary Satélite: um clube para unir novas gerações e ser parceiro da comunidade

-

“A principal meta é se consolidar como um clube parceiro da comunidade”. A afirmação é de Samuel Neivel, presidente do Rotary Club Satélite Venâncio Aires Novas Gerações.

Oficialmente fundado em 18 de setembro, o novo clube de serviço de Venâncio Aires reitera seu compromisso de trabalhar em prol da comunidade. “A ideia é ‘sentir’ as demandas da nossa cidade e buscar parcerias, a fim de encontrar ou viabilizar soluções”, antecipa Neivel, que tem uma importante trajetória na família rotária e há poucos dias, quando completou 31 anos, se despediu do Rotaract Club, entidade que chegou a presidir em âmbito nacional na gestão 2018/19.

Segundo ele, o trabalho a ser desenvolvido, além de se voltar à comunidade, inclusive apoiando outras bandeiras do Rotary, como a erradicação da Poliomielite, também foca na formação das lideranças internas.


“Propomos um novo clube, uma nova oportunidade de servir a comunidade na Capital do Chimarrão.”

SAMUEL NEIVEL – Presidente do Rotary Club Satélite de Venâncio Aires Novas Gerações


Novas gerações 

Como o próprio nome do clube indica, a proposta da entidade também é abrir espaço para as novas gerações. “O clube tem o propósito de unir o servir com o dinamismo das novas gerações, já que muitos rotarianos são duplo-associados do programa Rotaract”, destaca.
Neivel explica que após três anos do Rotary International permitir a dupla associação, um dos efeitos desta mudança foi a criação de novos Rotary Clubs por intermédio de rotaractianos, ex-rotaractianos e participantes de outros programas destinados à juventude.

Ele explica que os clubes satélites são grupos com mais de oito pessoas e menos de 20, que estão no início de suas atividades e buscam o aperfeiçoamento de suas ações. “Nosso clube conta com engajamento de pessoas que acreditam que o mundo pode ser melhor através das experiências que o Rotary pode proporcionar.”

Em Venâncio, o Rotary Club Satélite iniciou as atividades com nove integrantes. “Deixamos uma base sólida do clube e, posteriormente, irão ingressar novos associados”, disse.

Entenda

  • De forma simples e didática, Samuel Neivel explicou à reportagem da Folha sobre o funcionamento do Rotary Club Satélite:
  • O clube satélite fica ligado ao clube padrinho – Rotary Club Venâncio Aires – até completar os 20 integrantes. A partir disso, se torna um clube independente. Mesmo assim, tem o seu regimento, a sua diretoria e seus projetos.
  • O perfil segue o mesmo dos clubes tradicionais, mas existe uma tendência de rotarianos com idades próximas aos 30 anos constituírem clubes satélites.

Diretoria

  • Presidente: Samuel Neivel
    Vice-presidente e tesoureiro: Fábio Samuel Wille
    Secretária: Jéssica Schwingel
    Diretora de Protocolo: Jéssica Alessandra Becker
    Diretora de DQA e Administração: Andressa Palludo
    Diretora de Imagem Pública: Bárbara Teixeira
    Diretora de Fundação Rotária: Melina Dettenborn
    Diretor de Serviços Humanitários: Vinicius Brixius e adjunto, Leonardo Camara


Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido