Professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) decidiram em assembleia nesta quarta-feira (23) aderir à greve nacional da categoria a partir da próxima segunda (28). A paralisação por tempo indeterminado ocorre com aval de 40 educadores da instituição. Outros 18 se posicionaram contra a medida e dois se abstiveram. Esta é a terceira universidade federal gaúcha a participar do movimento que atinge 44 instituições em todo país nesta quinta-feira (24).
A adesão no Rio Grande do Sul também conta com a participação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg).
Entre as reivindicações da categoria está a reestruturação do plano de carreira, conforme previsto em acordo firmado no ano passado com o Governo Federal, e a incorporação das gratificações ao salário. Os professores da Univerisdade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), com sede na Capital gaúcha, já adiantaram que não existe possibilidade de aderir à greve.
Fonte: G1