No domingo, 21, de madrugada, foi anunciada a gestão 2024/25, de Prendas do Rio Grande do Sul, que vai representar a juventude tradicionalista. Entre 79 concorrentes, nove jovens foram aclamadas após realizar provas escrita, oral e apresentar Mostra Folclórica sobre tema determinado pelas diretrizes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), responsável pela Ciranda Cultural de Prendas – fase estadual – que chegou à 53 edições.
TITULADAS
Isabella Nunes da Silva, representante do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Estância da Serra, 23ª Região Tradicionalista (23ª RT) da cidade de Osório, conquistou o título de 1ª Prenda do Rio Grande do Sul. Ao lado dela, segue Lais Boff Seitz, 1ª Juvenil (2ª RT), do Departamento de Tradição Gaúcha (DTG) Polivalente, de São Jerônimo. Na categoria mirim, a faixa de 1ª Prenda foi levada por Rayany de Freitas (20ª RT), do CTG Missioneiro dos Pampas, da cidade de Três Passos.
Isabella, tem 19 anos, é natural de Tramandaí. Estagiária, a jovem cursa Licenciatura em História. Filha de Adriana Silva Nunes e Evandro Hilário da Silva, a nova representante da mulher gaúcha, contou a essa colunista – com muita atenção e carinho – um pouco desta linda trajetória tradicionalista.
Representante do CTG Estância da Serra, de Osório, entidade que tem como patrão, João Adalto da Silveira, Isabella chegou à 1ª Prenda Regional, da 23ª RT, coordenada por Rozimar da Silva Ferreira, e “orgulhosamente” conquista o título tão sonhado por todas as participantes, na categoria.
Quanto à prova escrita, a jovem destaca que achou a prova muito boa. “Difícil, mas justa. Questões bem elaboradas, com todos os níveis de dificuldade presentes”, contextualiza.
Vamos juntos conferir!
FALA PRENDA!
Colunista: Quando começou tua trajetória tradicionalista?
Isabella Nunes da Silva: minha trajetória tradicionalista iniciou ao mesmo tempo em que eu nasci, mas a minha história como prenda de faixa, começa aos 4 anos de idade. Decidi que queria ser Prenda e, desde então, venho construindo esse trabalho!
Colunista: títulos conquistados ao longo dessa caminhada?
Isabella: fui Prenda Bonequinha, Pré-Mirim, Mirim, Juvenil e Adulta do CTG Estância da Serra e da 23ª RT. 3ª Prenda Mirim do RS (2016/2017), 1ª Prenda Juvenil do RS (2019/2021) e agora, 1ª Prenda do RS (2024/2025)
Colunista: tua influência no tradicionalismo?
Isabella: vem da minha família. Sempre foram desse meio. Meu pai e minha mãe dançaram a vida toda. Além disso, a mãe foi Prenda Regional.
Colunista: entre os dons artístico se destaca?
Isabella: canto
Colunista: a importância de estar Prenda do RS, neste momento de recomeços para nosso Estado
Isabella: levar as informações da atual realidade do RS por onde eu passar, incentivando a reconstrução e reacendendo o espírito da esperança.
Gestão Prendas 2024-2025
Adulta
1ª Prenda: Isabella Nunes da Silva, CTG Estância da Serra, 23 ª RT, Cidade de Osório
2ª Prenda: Julia Calvi Da Silva, CTG Sangue Nativo, 22 ª RT, Cidade de Parobé
3ª Prenda: Edilene Martins Magalhães, CTG Galpão Da Boa Vontade, 17 ª RT, Cidade de Palmeira das Missões
Juvenil
1ª Prenda: Laís Boff Seitz, DTG Polivalente, 2 ª RT, Cidade de São Jerônimo
2ª Prenda: Manuella Tabaczinski Portela, CTG Sentinela da Querência, 19 ª RT, Cidade de Erechim
3ª Prenda: Amanda Bissani Tonial, CTG Rincão da Roça Reúna, 11 ª RT, Cidade de Veranópolis
Mirim
1ª Prenda: Raiany De Freitas, CTG Missioneiro dos Pampas, 20ª RT, Cidade de Três Passos
2ª Prenda: Cecília Feil Schmidt, DTG Polivalente, 2 ª RT, Cidade de São Jerônimo
3ª Prenda: Victória Luiza Copatti Lauermann, CTG Doze Braças, 29 ª RT, Cidade de Sananduva
PARABÉNS!
Às representantes da 24ª Região Tradicionalista, Josinara Won Bostel (1ª Prenda); Vitória Coferre (1ª Juvenil), do Grupo de Artes Nativas (GAN) Anita Garibaldi, de Encantado; e, Giovanna Fuhr (1ª Mirim), do CTG Querência do Arroio do Meio de Arroio do Meio.
Um parabéns, especial! ao coordenador Ivan Botelho da 2ª RT, que conquistou dois títulos para a sua Região, a qual também pertence o distrito d Santo Amaro do Sul.