Depois de uma mobilização que culminou com fechamento da rua José Heck, moradores do bairro Cidade Nova I voltaram a ‘arregaçar as mangasÂ’ e pedir pela pavimentação desta rua. Na segunda-feira, 3, liderados por Adriana Daniel e Sérgio Kern, diversos moradores foram à Câmara de Vereadores pedir apoio do Legislativo.

A manifestação na tribuna motivou uma reunião, na manhã de ontem, na prefeitura, quando moradores e Administração entraram em acordo. Eles concordaram em desbloquear os trechos interditados durante o protesto na última quinta-feira, 29 de novembro, e a prefeitura garantiu que um novo projeto vai contemplar esta rua no próximo ano.

Até então, o grupo cobrava explicações do porquê de a José Heck não ter sido incluída no projeto que contempla a pavimentação de 94 quadras do bairro Cidade Nova e arredores. Além da José Heck, outras sete quadras ficaram de fora desta primeira etapa do PAC 2. A previsão, segundo a prefeitura, é de que elas sejam pavimentadas no primeiro semestre de 2013.

Em reunião com o vice-prefeito, Giovane Wickert, e o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura, Lúcio Konzen, os moradores ficaram de liberar a via ainda ontem, sem precisar da intervenção da Brigada Militar. “Imagina se todos os moradores que ainda não têm asfalto em frente às suas casas viessem reivindicar. Na minha rua também não há calçamento e nem por isso vou bloqueá-la. A rua é pública e necessita estar acessível para o fluxo dos veículos e das pessoas”, explicou Wickert.

O prefeito Airton Artus, que não participou da reunião, já havia se manifestado sobre o trabalho da prefeitura, em parceria com o Governo Federal, que vem asfaltando 94 quadras em quatro bairros diferentes naquela região, mas algumas ruas ficaram de fora devido ao alto custo do projeto, que ultrapassou o limite previsto. “Mesmo assim o nosso setor de engenharia optou por reduzir o pavimento das calçadas, o que possibilitou o asfaltamento de mais oito quadras. A José Heck está entre elas e receberá asfalto no próximo ano”, afirmou o prefeito através de sua assessoria de imprensa.

Segundo os engenheiros da Administração, Lúcio Konzen e Celso Knies, um projeto já foi encaminhado à Caixa Econômica Federal, e a Prefeitura aguarda a aprovação para asfaltar estas oito ruas.  Conforme a assessoria, até que o problema seja resolvido, ficou acordado que a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos deslocará uma equipe para amenizar os problemas nesta rua como a colocação de brita e o nivelamento da estrada, que nos últimos dias recebeu a troca da rede de esgoto pela Corsan, ocasionando irregularidades no trajeto.