Segundo distrito de Venâncio Aires, distante mais de 20 quilômetros do centro do município, Vila Mariante tem características peculiares. A localidade atrai visitantes e pessoas que têm casas de veraneio no local, para aproveitar a estação mais quente do ano na beira do rio Taquari.
A localização próxima a municípios como Bom Retiro do Sul, Taquari e Cruzeiro do Sul, faz com que Mariante seja rota de muitas pessoas, o que movimenta o comércio. A característica familiar das empresas, inclusive, possibilita que grande parte dos estabelecimentos atenda, inclusive, aos fins de semana. A seguir, confira alguns dos empreendedores que investiram no centro de Mariante e apostam no potencial do distrito, enquanto também buscam por melhorias em infraestrutura e mais geração de emprego no local.
Agropecuária do Xiló
Moradores de Vila Mariante, Bruna Caetano, 34 anos, e Anderson Schossler, 34 anos, conhecido por Xiló, investiram no próprio negócio, em 2008, com a Agropecuária do Xiló. O estabelecimento, localizado em um local de referência, em frente à rodoviária da localidade, comercializa sementes de milho em geral e Biomatrix, medicamentos, fertilizantes, arreios para cavalo, rações e toda linha de ferramentas.
Além de atender o público local, a empresa tem clientela de diversos outros municípios próximos e até mesmo de outras regiões do Rio Grande do Sul. “Um dos principais focos são as sementes, tem grande volume vendido para outros locais. Também vendemos sacos para silagem e um dos diferenciais é a entrega em outras cidades”, comenta Xiló. A agropecuária atende diariamente.
J. Viana
A rua Vereador Álvaro Ribeiro Caldas, via principal de Vila Mariante, é o endereço da J. Viana Comércio de Areia. A empresa familiar foi iniciada em 2005, por Ronaldo e Zuleica Viana. “Meu pai trabalhava na construção e manutenção de embarcações. Os clientes dele eram extratores de areia. Assim surgiu a ideia de investir nessa área”, conta a filha Jéssica Viana, 30 anos. Atualmente, ela e o marido também atuam na empresa, que extrai de 5 mil a 6 mil metros cúbicos de areia, por mês, do rio Jacuí.
A empresa iniciou as atividades em 2005, com venda de areia para retirada no local. Mais tarde, começou a realizar entregas, que hoje contemplam diversos municípios dos vales do Rio Pardo e Taquari. Além disso, clientes de diversas cidades do Rio Grande do Sul, até mesmo de Passo Fundo, buscam areia no local. Novos produtos, como brita, cimento e pedras, também foram agregados ao longo do tempo, atendendo à demanda dos clientes. “Fomos diversificando e ampliando os serviços”, observa Jéssica.
Apesar de ter cursado a graduação de Desing, ela optou por permanecer na J. Viana e dar continuidade ao trabalho. “Sei a importância que a empresa tem para a nossa família e quero contribuir e fazê-la crescer”, destaca.
Padaria e Lancheria Tri Bom
Quando Maria Elaine Cardoso, 50 anos, transferiu a Padaria e Lancheria Tri Bom, de Bom Retiro do Sul para Vila Mariante, há duas décadas, teve receio de como seria para o negócio, por ser uma localidade de interior. Entretanto, ao longo do tempo, a dúvida deu lugar à satisfação de atuar no local. “Viemos para cá com a padaria e só crescemos. Nunca pensei em abandonar Mariante. Foi um ótimo investimento. Gosto muito do que faço e tudo o que conseguimos foi por causa do nosso negócio”, enfatiza a proprietária.
Localizado junto à antiga rodoviária de Mariante, que ainda segue como parada dos ônibus, a padaria trabalha diariamente e, de segunda-feira a sábado, não fecha ao meio-dia. Segundo Márcia, os lanches correspondem à metade das vendas. Além do movimento por conta dos ônibus, muitas pessoas que vão passar o fim de semana no rio Taquari consomem os produtos do estabelecimento. Além de Márcia e do marido Euclides Kunner, seis funcionários atuam na empresa.
Paraíso
Desde que iniciou as atividades, há 14 anos, a loja Paraíso – Floricultura, Agropecuária e Bazar, trabalha com um mix amplo de produtos. A diversidade e o atendimento inclusive aos fins de semana garantiram à empresa, que fica na rua principal da Vila, o apelido de ‘shopping de Mariante’. “Temos bastante opções, então alguns nos chamam carinhosamente assim e ficamos muito felizes”, diz a proprietária Leonize Garcia da Rosa, 48 anos.
De acordo com ela, apesar da população local não ser muito grande, Mariante tem uma localização privilegiada, sendo caminho para municípios como Taquari, Cruzeiro do Sul e Bom Retiro, além do local de veraneio de diversas famílias. Para a empresária, a geração de emprego ainda é um desafio para o distrito, que tem o Frigorífico Boi Gaúcho como principal indústria. “Ficamos felizes quando novas pessoas investem aqui e trazem novos serviços para a nossa vila”, enfatiza.
Materiais de construção
Com o objetivo de expandir os negócios da família, que já mantinha agropecuária, floricultura e bazar, em 2012 foram iniciadas as atividades da Paraíso Materiais de Construção. Na época, a única loja do segmento em Vila Mariante estava encerrando as atividades. “Começamos em um prédio alugado e um caminhão para entregar os materiais”, lembra o proprietário César Garcia da Rosa.
Ele ressalta que, desde o início, o objetivo foi oferecer materiais de qualidade, com preço justo a todos os clientes e entrega ágil, o que foi viabilizado, ao longo do tempo, com a aquisição de carregadeira, empilhadeira e caminhão com muck, que possibilitou a entrega de tijolos em paletes. A entrega do material paletizado foi um divisor de águas, um orgulho muito grande. Fomos uma das primeiras lojas do interior a trabalhar dessa forma.”
Atualmente, César se divide entre a atividade no comércio e a atuação na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. A esposa, Angélica da Silva Farias, atua diretamente na loja, que completará dez anos em outubro. “Oferecemos tudo para a obra, do alicerce até o telhado, sempre com diversidade de produtos”, salienta a comerciante.
LEIA MAIS: