A troca da cidade pelo interior

-

A rotina agitada deu lugar à calmaria do interior e, junto da mudança, veio a realização pessoal. Depois de mais de 20 anos de atuação na área técnica de uma rádio, Mauro José Borba, 51 anos, conhecido como Maurinho, resolveu apostar em novos desafios, agora no interior. Nascido e criado na cidade, tinha uma vivência totalmente urbana até então. Já a esposa, Carla Cristina Dornelles, tem raízes no meio rural.

Há sete anos, adquiriu uma área de terra em Vila Palanque, interior de Venâncio Aires. Por dois anos, ia com a família aos fins de semana aproveitar o espaço. “Aos poucos, fui pegando gosto pela rotina, a horta e principalmente a paz desse lugar”, declara.

Há cinco anos, a família decidiu fixar residência no interior. Uma mudança, segundo Mauro, “da água para o vinho”. Eles moravam na rua Carlos Wagner, no bairro Aviação, onde têm também um salão de beleza e barbearia.

A rua tem grande circulação de veículos diariamente e, consequentemente, muito agito e barulho. “Já aqui [no interior] se ficamos em silêncio ouvimos o canto dos pássaros, é muito bom”, conta, ao falar sobre a diferença dos dois locais. Além dos pássaros, o som da água do arroio que passa pela propriedade também é marcante e serve de diversão principalmente para Miguel, 6 anos, filho do casal.

PRODUÇÃO DE MORANGOS

Logo que foi morar no local, Maurinho começou a atender em uma barbearia, espaço montado junto à propriedade. Como os atendimentos estavam mais esporádicos, resolveu aproveitar o espaço de terra disponível para plantio.

Com incentivo dos sogros, Dilson e Lúcia Dornelles, neste ano, apostou na produção de morangos. Em uma área de terra na entrada da propriedade foi montada uma estrutura com estufa para abrigar as cerca de 1,3 mil mudas plantadas em junho.

A expectativa é de bons resultados e a produção será comercializada. Está nos planos, também, aumentar a estrutura. Ele conta com o apoio e orientação da Emater-RS/Ascar, por meio da engenheira agrônoma Djeimi Janisch. “Ela tem todo o conhecimento técnico, está sempre nos atualizando e dá todo o suporte, isso facilita muito”, garante. A ideia é, futuramente, transformar o espaço da barbearia em um ponto de venda de produtos coloniais.

Aumenta a procura por áreas no interior

Desde o ano passado, o ramo imobiliário passou por frequentes alterações na oferta e procura de imóveis e terrenos. A busca por áreas no interior e chácaras teve aumento significativo em Venâncio Aires, muito provocada pelo início da pandemia, quando as pessoas precisaram ficar isoladas e, muitas vezes, em um espaço pequeno de apartamentos ou casas.

Essa mudança foi percebida pelo corretor de imóveis Luciano André Storch. Proprietário da Storch Imóveis desde 2009, ele ressalta que essas alterações são normais no ramo imobiliário e é visível que essa valorização do interior se deu muito pela pandemia.

Storch comenta que as áreas mais procuradas são localidades com acesso facilitado com asfalto, como a região de Santa Emília. Além da compra e venda desses espaços, muitas pessoas também buscam por aluguel de propriedades. “Eu acredito que muitas pessoas alugam para fazer um teste, para ver se vão se acostumar com a mudança para o interior”, comenta.

A grande maioria também procura por áreas de meio a um hectare, que também têm a oferta maior. Os espaços atraem pessoas de todas as idades, mas com mais frequência quem se aposentou e quer uma rotina mais tranquila no meio rural.

A mudança também é vista como algo possível graças à facilidade de contato, com internet em disponível. “As pessoas têm o mesmo conforto no interior, além de ter mais espaço ao ar livre muitas vezes”, observa o corretor.

“As pessoas têm procurado mais espaço e mais qualidade de vida, e o interior é visto como uma ótima opção tanto para morar quanto para lazer aos fins de semana.”

LUCIANO STORCH

Corretor de imóveis

Leia mais:

Depois do acidente de trânsito, a superação no retorno à estrada



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido