A produção de tabaco também tem sentido os reflexos das transformações digitais. Para possibilitar que a inovação e tecnologia cheguem às propriedades rurais, empresas do setor desenvolvem ações para estimular e facilitar o acesso dos produtores integrados às novidades da produção de tabaco.
Líder do setor de tabaco no país, a Souza Cruz possui, desde 1974, um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, dedicado a tecnologias para a produção de tabaco e melhores práticas no manejo da cultura. Com os investimentos realizados, o objetivo é estimular a melhoria contínua na produção de tabaco, com mais qualidade e produtividade.
Para disseminar as boas práticas aos produtores integrados, a empresa conta com a equipe de Difusão de Tecnologias que, através de seminários e Dias de Campo, apresenta as tecnologias na prática em propriedades rurais no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.
“A ideia desses encontros é apresentar as oportunidades de tecnologias disponíveis na produção de tabaco e estimular sua aplicação nas propriedades. Essas ferramentas facilitarão as atividades diárias realizadas pelos produtores integrados, tornando o negócio ainda mais produtivo e sustentável”, afirma o gerente nacional de Produção Agrícola da Souza Cruz, Sérgio Ricardo Pinto Pereira.
Durante os seminários, são apresentadas novidades tecnológicas da agroindústria do tabaco nas áreas de cultivo, canteiro, preparação do solo, fertirrigação, cura do tabaco e classificação. Os produtores integrados podem tirar presencialmente suas dúvidas e trocar experiências. “As tecnologias que apresentamos são funcionais para o produtor, por isso, é fundamental que ele veja a sua aplicabilidade na prática”, destaca Pereira.
“A informatização e as tecnologias digitais estão em constante evolução no mundo todo e são uma realidade, também, no agronegócio familiar. Há muitas oportunidades de inovação pela frente. Estar atento, acompanhar e estimular o acesso dos produtores às novidades tecnológicas são a nossa missão.”
SÉRGIO RICARDO PINTO PEREIRA – Gerente nacional de produção agrícola da Souza Cruz
Inovações ao longo da história
As inovações tecnológicas no meio rural, voltadas ao cultivo do tabaco, integram a história centenária da Souza Cruz. Em 1995, a empresa introduziu a informatização no campo por meio dos orientadores agrícolas. Anos mais tarde, em 2009, financiou e subsidiou parte do valor de computadores para mais de 11 mil produtores integrados. Em 2013, estreitou ainda mais o relacionamento com o produtor integrado, através do site ‘Portal do Produtor Souza Cruz’.
A partir de 2017, desenvolveu ferramentas digitais para otimizar e tornar ainda mais eficiente o dia a dia do produtor e da empresa, como o Farmer Sustainability Management (FSM) monitorando aspectos de sustentabilidade na cadeia produtiva, aplicativos que facilitam a gestão da safra, e Simulador de Desempenho Econômico da Propriedade, além de inserir a assinatura eletrônica no campo.