Está previsto para esta quinta-feira, 8, um ‘tratoraço’ no Parque da Harmonia, em Porto Alegre. A mobilização é do movimento SOS Agro RS, que espera reunir milhares de produtores gaúchos para pressionar o Governo Federal. A principal reivindicação é estancar o endividamento bancário acumulado pelos agricultores gaúchos nos últimos quatro anos devido às extremidades climáticas, o que inclui, portanto, chuvas, enchentes e as estiagens.
Da região de Venâncio Aires, dezenas de agricultores devem participar. Segundo Rogério Palhares, agricultor de Linha Coronel Brito, 20 tratores da Capital do Chimarrão estarão hoje na capital. Eles saíram num comboio de caminhões durante a madrugada. Ainda da região, a informação apurada ontem à tarde, é de que também iriam dois tratores de Santa Cruz do Sul e cinco de Vale Verde. De Passo do Sobrado, agricultores se mobilizaram de ônibus para acompanhar o protesto. “Vamos tentar uma solução para as dívidas que temos com bancos e cooperativas. Precisamos de mais prazo. Ninguém está negando a conta, mas precisamos de maior parcelamento e um juro bom para pagar”, destacou Palhares.
Os protestos em municípios gaúchos começaram na segunda-feira, 5, e ainda devem seguir hoje e nesta sexta, 9. Em Venâncio Aires, os agricultores se concentram na RSC-287, no trevo de acesso à cidade. Em Vale Verde, os tratores permaneceram às margens da ERS-405. “Parte do pessoal vai ficar no trevo de Venâncio. Ao longo da semana vieram mais pessoas, mais máquinas. Vamos permanecer o dia todo na quinta e sexta também. Depois vamos ver o que será feito, se o protesto continua ou não”, completou Rogério Palhares.
As manifestações nas cidades e o ‘tratoraço’ seguem os atos do SOS Agro RS, que também já realizou ações em Cachoeira do Sul e em Rio Pardo, em julho. O movimento aguarda a regulamentação da medida provisória nº 1.247, que estabeleceu desconto para liquidação ou renegociação de parcelas de crédito rural, mas foi considerada insuficiente para atender todas as necessidades dos produtores.