Venâncio Aires é um dos 14 municípios do Rio Grande do Sul contemplados com o projeto ‘Flores para todos’, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Duas famílias do interior integram o projeto e iniciam a colheita e venda dos gladíolos – popularmente conhecidos como palmas de Santa Rita.
Uma das propriedades é a do casal Rejane e Rogério Schwinn, na Figueira Centenária, em Linha Silva Tavares. “A gente se programou e plantou elas para comercializar nessa época de Dia das Mães. É uma opção de presente”, comenta Rejane.
O casal plantou 200 bulbos nas cores vermelho, amarelo, branco e lilás. “Já comercializamos alguns arranjos. Para esse final de semana de Dia das Mães já temos encomendas”, destaca ela. O plantio não demandou tanta mão de obra, conforme o casal. Foram alguns cuidados e orientações sobre as práticas de manejo, por meio de visitas dos extensionistas da Emater. Os integrantes das equipes PhenoGlad, que realiza o projeto de extensão sobre gladíolos, ofertaram o auxílio virtualmente devido à pandemia do coronavírus.
Os gladíolos já encantam e estão em período de floração, mas Rejane conta que tiveram que regar as plantas por causa da seca. “Se não fosse a estiagem, elas estariam muito mais bonitas. Mas é um experimento e já deu certo. Para o ano que vem já vamos ampliar e dar continuidade. Sem contar que é uma forma de agregar renda e as pessoas gostam porque lembram de antigamente.”
Além da família Schwinn, a propriedade de Carina Pires e Leandro Hickmann, em Linha Antão, também está com a comercialização dos gladíolos. As duas propriedades que integram o projeto já trabalham com turismo rural e as flores são um atrativo a mais nos locais. Essa é a primeira vez que o projeto é realizado no município e é uma oportunidade para os produtores agregarem renda.
COLHEITA
Propriedade da família Schwinn, de Linha Silva Tavares, que trabalha com o turismo rural em um dos pontos mais conhecidos do interior, agora inicia a comercialização de flores