Os agricultores gaúchos seguem mobilizados para pressionar o Governo Federal a atender as demandas do setor após os últimos anos de prejuízos com enchentes e estiagens. Na região, a ação da vez será um ‘tratoraço’ em Santa Cruz do Sul, previsto para a manhã desta sexta-feira, 16, com previsão de participação de produtores de Venâncio Aires, Passo do Sobrado e Vale Verde.
Na Capital do Chimarrão, os agricultores que iniciaram um protesto no dia 5 de agosto, levando tratores para a RSC-287, no trevo de acesso à cidade, decidiram encerrar o ato no local na tarde desta quarta-feira, 14. Segundo Rogério Palhares, que participa da manifestação desde a semana passada, “se não tiver novos resultados positivos, que vão apoiar todos os produtores, voltaremos novamente. Nos concentrar de novo até ter uma decisão melhor.”
Durante nove dias, dezenas de tratores e máquinas ficaram na RSC-287 e, inclusive, fizeram um ‘tratoraço’ pelas ruas centrais de Venâncio na última segunda-feira, 12. No dia seguinte, os olhos se voltaram para Brasília, onde o Governo Federal publicou decreto nº 12.138/2024, que regulamenta a Medida Provisória nº 1.247/2024, visando conceder desconto para liquidação ou renegociação de parcelas de operações de crédito rural de custeio, de investimento e de industrialização contratadas por produtores que tiveram perdas materiais decorrentes das fortes chuvas neste ano.
Ainda na terça, no Congresso, houve uma coletiva de imprensa organizada por parlamentares gaúchos e lideranças do movimento SOS Agro RS. O governador Eduardo Leite participou e reforçou o apoio à demanda do movimento, o qual considera que a medida provisória não atende aos pleitos de todos os produtores e apresenta regramentos muito burocratizados e complexos.