Na manhã desta quarta-feira, 16, agricultores e líderes sindicais de toda a região estiveram em Ijuí para participação no 10º Grito de Alerta. De Venâncio Aires, participaram 25 produtores rurais e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) do município.
Neste ano, o ato foi adiantado devido aos prejuízos causados pela estiagem. A organização da mobilização foi organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e sindicatos da região.
O tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Venâncio Aires, Gilmar Rodrigues de Oliveira, que liderou a comitiva de Venâncio Aires, comenta que a mobilização tem objetivo de defender a classe dos agricultores que foram prejudicados durante a seca, e sofrem diariamente com os elevados custos de produção e insumos agrícolas. Além disso, Oliveira afirma que os produtores de alimentos estão desvalorizados e todos os agricultores são prejudicados com o congelamento de recursos dos governos federal e estadual, além do aumento do preço do combustível. Um pedido da comitiva de Venâncio Aires é que sejam retomados os descontos na conta de energia elétrica rural, e pedem também mais qualidade na internet e energia elétrica do interior.
Agricultores reivindicam por melhor atendimento da Previdência Social para resolução de processos de aposentadorias e auxílios-doença. Oliveira destaca que é preciso valorizar esta classe, já que durante a pandemia, todos se mantiveram fortes e foram a força do país. “É hora do Governo reconhecer isso e estender a mão.” São pedidos, também, descontos e renegociações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Estiverem presentes em Ijuí, deputados federais, estaduais e o prefeito do município anfitrião, Andrei Cossetin. A mobilização percorreu cerca de duas quadras em Ijuí, e, para a chamar a atenção do Governo Federal interditaram a agência do Banco do Brasil e da Previdência Social da cidade. Oliveira agradece a todas as pessoas que participaram da comitiva de Venâncio ires, formada por diretores do STR, representantes das comissões de jovens, aposentados, mulheres e agricultores, além da vereadora Sandra Wagner (PSB) que também participou. A partir de agora são esperados os resultados da mobilização.
“Quando a ministra da Agricultura Tereza Cristina esteve na região, ela recebeu todas as demandas e até agora nada de concreto foi feito. Chega de promessas, queremos alguma ação.”
GILMAR RODRIGUES DE OLIVEIRA
Tesoureiro do STR
LEIA MAIS: