Venâncio Aires terá seis agroindústrias participando da Expoagro 2022 e, entre todos os nomes conhecidos do município, há quem vai para a feira pela primeira vez. Ledi Maggioni, com seus panificados caseiros, vai estrear em Rio Pardo.
Desde que criou sua agroindústria em Linha Arroio Grande, há quase 10 anos, Ledi sempre era convidada. Quando decidiu, finalmente, ir para a exposição, ela não aconteceu. Era início de 2020, quando a pandemia começava a dar as caras e tudo acabou cancelado na época.
“Eu sempre ia visitar. De uma forma ou de outra, meus produtos já participavam da feira, porque iam através da Prefeitura ou da Afubra. Mas agora, vamos como expositores”, destaca Ledi, que está com 54 anos.
Na Expoagro, a empreendedora oferecerá cucas, bolachas de manteiga e melado, pães tradicionais e o pão de erva-mate. Para garantir que tudo sempre chegue em quantidade e qualidade na feira, Ledi ficará em Venâncio Aires produzindo as massas e a caberá ao marido, Arno Maggioni, levar os itens a Rio Pardo. “Tem que ter cuca e pão fresquinho todo dia, né?”, comenta.
Artesanato
Enquanto Ledi vai estrear na Expoagro, a artesã Lovane Eldoema Stein, 67 anos, vai para sua sétima feira seguida. Moradora de Vila Palanque, ela apostou no artesanato como uma renda extra há cerca de 10 anos, quando começou a participar das feiras de Venâncio.
No entanto, a paixão pelo trabalho artesanal surgiu ainda criança e é essa experiência de mais de cinco décadas com a confecção manual que os visitantes poderão conferir na exposição. São enfeites de cuia, rosários e porta-incensos feitos a partir de sementes e cipó, por exemplo, além de vários materiais de crochê, tricô e bordados. “É algo que me encanta desde pequena e é uma satisfação ter a oportunidade de mostrar meu trabalho numa feira tão importante.”
“Acho que depois dessa parada devido à pandemia, a expectativa é de uma grande feira, com muitos visitantes. Tem tudo para ser ótima em negócios para todos.”
LEDI MAGGIONI – Empreendedora
Agroindústria de Venâncio na Expoagro
- Embutidos Coloniais Tangerinas
- Bolachas Tia Leci
- Panificados Caseiros Ledi Maggioni
- Casa do Mel Schwendler
- Mel Luciano Quintana de Carvalho
- Artesanatos Lovane Eldoema Stein
“É sempre importante quando as agroindústrias têm possibilidade de crescimento, primeiro de mostrar e de vender. Mas, principalmente, na questão de estar mostrando um produto para novos consumidores e no futuro poder despertar um crescimento da sua indústria.”
VICENTE FIN – Chefe do escritório local da Emater