Aposta nas flores para agregar renda na feira

-

Buscando diversificar as opções de produtos ofertados na feira e para atender uma demanda específica, os agricultores Mateus de Borba e Sabrine Schroeder, de Linha Armando, começaram a agregar renda com as flores da época. “Surgiu meio por acaso. A gente sempre plantava, mas não para comercializar. Há uns três anos, começamos a levar alguns ramalhetes e tivemos uma boa aceitação”, conta Sabrine.

Neste ano, mais de 300 molhos de flores já foram comercializados. A maior parte foi durante a semana que antecedeu o Dia de Finados. “Mas a gente ainda tem bastante encomendas e flores na lavoura”, cita Borba.

Mateus e Sabrine durante a colheita da Statice, uma das flores mais procuradas (Foto: Rosana Wessling/Folha do Mate)

Há 12 anos eles atuam como feirantes na cidade, plantam inúmeras hortaliças como repolho, alface, pepino, tomate, abobrinha, brócolis, couve-flor, rúcula, morango, almeirão, feijão-de-vagem, berinjela, pimentão, cenoura e beterraba, entre outros itens da época. Atualmente, nas terças-feiras e sábados pela manhã o casal faz a feira nos fundos da Prefeitura, no espaço da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova).

Além disso, atendem mercados, restaurantes, fruteiras e, agora, até floriculturas. “É uma coisa que a gente apostou e deu certo. Sempre buscamos plantar as verduras da época, e com as flores não é diferente”, comenta o agricultor. Moradores do 7º Distrito, Borba e Sabrine plantaram neste ano Statice, Boca de Leão, Cravo e Sempre Viva. “As flores do campo são bem aceitas na feira. As pessoas gostam de ter suas casas enfeitadas e elas têm uma memória afetiva. Os antigos sempre plantavam essas flores, principalmente a Statice”, frisa Sabrine.

As flores foram plantadas em julho. O casal preparou a terra, adubou e fez capinas periódicas. “Semana passada tiramos 160 molhos de flores. Mas temos bastante ainda”, comenta. As vendas ocorrem durante a feira.

Curiosidades da Statice

• A Statice é uma flor que tem origem no Portugal e, conforme os produtores, pode atingir de 50 a 65 centímetros de altura. As flores são numerosas na primavera. Ela pode ser usada como flor de corte, conjuntos, em vasos e floreiras e para formação de arranjos de flores secas. “A Statice conserva muito as cores e as flores quando estão secas. Ela dura bastante tempo. Ano passado fiquei com as minhas quase um ano dentro de um vaso”, salienta Sabrine.

Na última semana, os produtores colheram cerca de 160 ramalhetes de flores (Foto: Divulgação)

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido