Visita contou com a presença dos associados, do prefeito, do gerente da agência do Sicredi e do extensionista rural da Emater (Foto: AI Prefeitura)
Visita contou com a presença dos associados, do prefeito, do gerente da agência do Sicredi e do extensionista rural da Emater (Foto: AI Prefeitura)

Pela primeira vez desde o início das operações, em junho deste ano, os associados do Condomínio Avícola Mato Leitão tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento do complexo localizado em Sampaio Baixo, no interior do município. A visita ocorreu na sexta-feira, 18, aproveitando o intervalo do terceiro para o quarto lote de pintos. O novo alojamento de aves está previsto para iniciar na segunda-feira, 28.

A estrutura do condomínio envolve oito pavilhões, com capacidade total para produção de 275 mil frangos por lote. Os 16 produtores associados de Mato Leitão e dois de Cruzeiro do Sul percorreram o complexo acompanhados do prefeito Carlos Alberto Bohn, do gerente da agência do Sicredi da Cidade das Orquídeas, Mauro Stöhr, e do extensionista rural do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Rudinei Pinheiro Medeiros.
“Todos os condomínios integrantes do projeto da Dália são padronizados com tecnologia Plasson. O de Mato Leitão é o que apresenta, atualmente, o melhor resultado”, afirmou o técnico da Dália Alimentos, Diego Aguiar. No terceiro lote, encerrado recentemente, foram produzidas 286 mil aves, com média de 2,8 quilos. O abate ocorreu no frigorífico da Dália Alimentos em Arroio do Meio.

Durante a visita, Stöhr destacou que é um orgulho para a Cooperativa Sicredi participar do projeto que apoia agricultores em iniciativa inédita. Já o prefeito Carlos Alberto Bohn elogiou a coragem dos agricultores em investir na ideia. “Vocês tiveram espírito empreendedor. É uma construção de muitas mãos e o condomínio Mato Leitão já é uma realidade”, ressaltou. Ele ainda reforçou que a decisão do governo municipal em apoiar o projeto foi acertada e que isso faz parte da política do atual governo.

A construção do complexo, em uma área de 10,4 hectares localizada em Sampaio Baixo, contou com o apoio da Prefeitura por meio da doação do terreno, da execução de serviços de máquinas, acessos e redes de água e energia elétrica. O investimento dos agricultores, através do Sicredi, foi de cerca de R$ 7 milhões.

Estrutura do Condomínio Avícola de Mato Leitão é formada por oito pavilhões (Foto: AI Prefeitura)

Resultado do terceiro lote

• 286, 2 mil frangos
• 275.050 abatidos
• Média de 2,8 quilos por frango

Produtor fala sobre a experiência como associado

O servidor público municipal e produtor, Moisés Heisler, 39 anos, relata que a decisão de ser um associado do Condomínio Avícola foi uma aposta pensando em ter uma renda extra no futuro. “Eu não tinha noção do que isso poderia gerar de lucro. Foi na confiança, porque já trabalhamos com essa empresa no ramo de suínos. Então, também apostamos no ramo de frango”, explica.

Ele e o pai, Enio Roque Heisler, que também é associado ao condomínio, trabalham com terminação de suínos. Nos dois chiqueiros construídos na propriedade localizada em Vila Sampaio, passam entre 800 e 850 cabeças de suínos por lote, totalizando três lotes por ano. Essa é a primeira experiência dos dois com frango. “Nenhum dos associados tinha experiência com frango. A maioria trabalha com suínos e com leite”, observa Moisés.

Em relação à visita, ele ressalta o aprendizado proporcionado por esse momento. “Foi muito interessante porque a gente não está acostumado com essa tecnologia, que é uma das mais modernas que existe hoje no país. É uma coisa nova que aprendemos”, avalia. Ele ainda ressalta a importância de as Administrações Municipais terem auxiliado para a instalação do condomínio no município. “Foi muito importante esse apoio da Prefeitura para a implantação dele. Avalio, de forma geral, pelos resultados de lotes, como muito bom o funcionamento hoje”, acrescenta.

Associados

Edo Inácio Alf, Gerson Luís Alf, João Carlos Machry, Vilson André Becker, José André Schmitz, Tomas Fernando Sehn, Airton Becker, Ariel Maldaner, Enio Roque Heisler, Moisés Francisco Heisler, César Augusto Heisler, Arcênio Stanislau Maldaner, Miguel José Becker, Daniel Stöhr, Juliano André de Saibro, Bruno Lucas Heissler, Paulo Roberto Pilz, Joice Inês Pilz e Dália Alimentos.

*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura