Entre as primeiras 10 posições de 2023, oito delas são ocupadas por produtores que trabalham com avicultura.
Os 100 maiores produtores rurais por Valor Adicionado Fiscal (VAF) de Venâncio Aires, ano-base 2023, foram revelados no dia 28 de novembro, durante o lançamento da revista Perfil Socioeconômico, publicada pela Folha do Mate e Rádio Terra FM. Seguindo o que já foi identificado nos últimos anos, novamente a avicultura é o destaque. A proporção e relevância econômica do setor se explicam ao analisar as primeiras 10 posições do ranking, onde oito delas são ocupadas por produtores que trabalham com avicultura.
O primeiro lugar, repetindo os feitos dos anos-base 2022 e 2021, é do Condomínio Avícola Venâncio Aires, de Linha 17 de Junho. O espaço entrou em funcionamento em 2020 e, atualmente, tem 20 associados. São oito aviários que chegam a uma produção anual de 1,4 milhão de frangos. “Essa colocação e esse reconhecimento representam o esforço, a dedicação e o empreendedorismo de todos. É um orgulho para os associados”, avalia o presidente do condomínio, Lucimar Puhl.
Segundo lugar no ranking e que nos últimos anos também já virou ‘figura carimbada’ entre os maiores produtores, Elton Roberto Hein, de Linha Herval, destaca o reconhecimento para toda a agricultura. “Foi um ano bastante difícil para todos, por causa do clima e tudo que aconteceu na enchente. Nós perdemos um aviário ainda em janeiro, no temporal. Então chegar no fim do ano com essa premiação novamente, é um incentivo para seguir com o trabalho. Esse reconhecimento da revista Perfil é importante para toda a cadeia produtiva de Venâncio.”
Os sete primeiros
A avicultura é a principal produção dos sete primeiros colocados do ranking, na seguinte ordem: Condomínio Avícola Venâncio Aires, Elton Roberto Hein, Roberto Milton Mallmann, Juares dos Santos, Luciano Aloísio Walker, Rudi Schuh e Marcos José Schlindwein. Ênio Rogério Jessof, também do setor avícola, é o nono maior produtor. Na relação dos 10 maiores, ainda estão Josemar Luiz Kroth (oitavo lugar), que trabalha com madeira, e o Condomínio Suinícola Progresso (décimo), na criação de suínos.
Mais de 50 famílias produtoras*
A avicultura é uma das culturas agropecuárias que mais cresceu em Venâncio Aires nos últimos 5 anos. São atuais 52 famílias que se dedicam à produção de carne e ovos. São 58 aviários de corte ativos, dois aviários de frangas e seis para ovos. A cada ano, a cultura atrai novos produtores, entre eles Anelise e Eloi Schulde, que fizeram o primeiro alojamento em agosto de 2024. O casal construiu dois aviários, com capacidade total de 100 mil aves, na localidade de São Miguel, no distrito de Vila Santa Emília, interior do município. “Acreditamos que teremos uma renda melhor e, com três filhos adolescentes, é uma forma de estar mais perto deles e incentivar para seguirem na agricultura”, destaca Anelise.
*Texto originalmente publicado na revista Perfil Socioeconômico de Venâncio Aires e Microrregião. A versão digital da publicação pode ser conferida no site folhadomate.com
Números avicultura
Corte
• 58 aviários em produção (inclui o Condomínio Avícola, que tem 8 aviários)
• 44 famílias
• 15 milhões de animais por ano
• 25,2 mil toneladas por ano
Ovos e frangas
• 8 aviários em produção
• 8 famílias
• 123,4 mil matrizes