Técnico em enfermagem Clenio Strassburger atua na UBS de Centro Linha Brasil há mais de duas décadas (Fotos: Júnior Posselt/Folha do Mate)
Técnico em enfermagem Clenio Strassburger atua na UBS de Centro Linha Brasil há mais de duas décadas (Fotos: Júnior Posselt/Folha do Mate)

Venâncio Aires - Uma demanda da comunidade de Centro Linha Brasil e arredores, que se estende há muitos anos, está prestes a sair do papel. A Prefeitura de Venâncio Aires publicou na última semana, a abertura da licitação que prevê obras na unidade básica de saúde do distrito. A unidade foi inaugurada em 20 de abril de 1996 e contou com uma obra de ampliação, inaugurada em meados 2010. O atual espaço, de 112 metros quadrados, é considerado pequeno para a crescente demanda pelos serviços no local.

Somente no mês de setembro foram 1.246 procedimentos de enfermagem realizados, 532 atendimentos médicos, incluindo receituários, e 193 na área da odontologia. Em média, conforme o técnico em enfermagem Clenio Strassburger são 60 pessoas por dia, que passam pela unidade.

Conforme o edital, serão investidos até R$ 296.146,69 para um aumento de 60 metros quadrados da unidade. O recurso é de emenda impositiva da vereadora Claidir Kerkhoff (Republicanos) e contrapartida do Município. Serão construídas novas salas, banheiros e adaptado o espaço existente. “A obra vai dar mais qualidade para o atendimento à população”, considera o prefeito Jarbas da Rosa, que afirmou o objetivo de iniciar os trabalhos no local até o fim do ano.

A abertura das propostas das empresas interessadas ocorrerá às 9h de 30 de outubro.

Abrangência

Os pacientes, além de Centro Linha Brasil, são oriundos de localidades próximas, como Linha Antão, Linha Silva Tavares, Linha Isabel, Linha Esperança, Linha Marechal Floriano, e Linha Saraiva. São 4 mil prontuários diretamente ligados à UBS.

A aposentada Sirlei Lorena Müller, de 72 anos, ficou bastante feliz ao saber da ampliação. Agricultora, mora nas proximidades da divisa entre Centro Linha Brasil e Linha Isabela, e vai até o posto de uma a duas vezes por mês. Ela destaca as dificuldades enfrentadas pelos pacientes em dias de chuva, já que o espaço de espera é reduzido. “Mas sempre fomos muito bem atendidos. Tenho pressão alta e cuidar da minha saúde é importante. Venho aqui para ver se estou bem, pedir exames e retirar medicamentos”, explica. “Merece receber o aumento, pois sempre está cheio”, considera.

Ela elogia a atuação do técnico Clenio e da médica Dayana Navarro Ramírez – junto com os demais profissionais da unidade, incluindo a dentista Greice Reis e enfermeira Eduarda Luiza de Oliveira – que, segundo a aposentada, não medem esforços para auxiliar os pacientes nas mais variadas demandas de saúde. “Quando não nos sentimos bem, é no posto o primeiro lugar que a gente vai. Todo mundo gosta do atendimento deles, são muito especiais para nós”.

Já Rosane de Fátima Theis, 45 anos, se desloca mais de 12 quilômetros para receber atendimento no posto. Ela conta que costumava não dar atenção à saúde. Mas há cerca de quatro anos foi morar em Linha Julieta e, de lá pra cá, recebe acompanhamento na unidade. “O atendimento aqui é muito bom. Só não fazem aquilo que, realmente, não podem fazer. O acolhimento me deixa sem palavras”, elogia.

“A ampliação é demanda de longos anos. Precisamos de um ambiente mais adequado, buscando mais organização para os atendimentos. Outras unidades receberam melhorias e agora está chegando nossa hora”.

CLENIO STRASSBURGER
Técnico em enfermagem

O acolhimento que aproxima profissionais e comunidade

O técnico em enfermagem Clenio Strassburger é o profissional considerado veterano na unidade. São 21 anos dedicados ao atendimento no local. O cuidado e atenção impostos por ele nos procedimentos são elogios oferecidos pela comunidade.

Natural de São Pedro do Sul, o acolhimento do 5º distrito fez com que ele adquirisse uma área de terras localizada ao lado do posto de saúde. “Gosto muito desse lugar e foi onde me encontrei. O povo me acolheu”, pondera. Há cerca de sete anos, reside no local, junto com a esposa e dois filhos.

A médica Dayana Navarro Ramirez, pode se dizer assim, também conquistou o coração dos pacientes. Com o sotaque ‘puxado’ pelo espanhol, está na localidade desde setembro de 2023. Natural de Cuba, atua através do programa Mais Médicos. A prestatividade, a simpatia e a atenção são pontos destacados pelos pacientes.

“Trabalhar com a atenção primária é muito inspirador. Direciona para o acolhimento e prevenção, e prevenir é o melhor remédio”, considera. “Atuar aqui é gratificante, a gente se aproxima dos pacientes, que nos relatam sobre o andamento da colheita, o dia a dia, facilitando diagnóstico e cuidados mais precisos.”

Ações comunitárias

  1. A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Centro Linha Brasil tem como destaque o grupo de saúde Bem Viver, focado em hipertensão, diabetes e afins.
  2. São entre 70 e 100 participantes a cada edição, uma vez ao mês, se caracterizando como o maior grupo de saúde da região dos Vales, conforme o técnico em enfermagem Clenio Strassburger.
  3. A relevância da atuação comunitária se estende ainda com a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Cristiano Bencke, de Centro Linha Brasil, com atividades realizadas com estudantes.

Obra na UBS de Santa Emília

Obras na UBS Santa Emília tiveram atraso em função da chuva registrada nos últimos meses

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila Santa Emília também passa por obras, realizadas pela Toguse Construções, de Santa Clara do Sul. O valor do investimento de R$ 1,2 milhão. Desde o dia 21 de janeiro, os atendimentos são realizados no prédio da antiga Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Gabriela Mistral, a cerca de dois quilômetros da antiga estrutura. A obra está na metade, conforme a empresa responsável. O período de chuvas durante o inverno motivou atraso no calendário.

Júnior Posselt

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.