O Balneário Moraes, localizado em Rincão de Nossa Senhora, no interior de Passo do Sobrado, sediou nesta terça-feira, 8, o 26º Encontro Regional das Mulheres Trabalhadoras Rurais. O evento, que é uma homenagem pela passagem do Dia da Mulher, celebrado hoje, reuniu cerca de 2,5 mil pessoas.
Segundo a coordenadora regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Regional Sindical do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí e secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Santa Cruz do Sul, Salete dos Passos Faber, moradoras de 17 municípios do Vale do Rio Pardo participaram do encontro. Além disso, a atividade contou com a presença de diversas autoridades da região e do estado. “O ponto marcante foi a leitura da carta de reivindicações que foi entregue aos entes políticos”, observou.
Ela também ressaltou que o Dia da Mulher é marcado por luta e comemorações. “Realizar o evento nesse dia é importante para pensar no processo de empoderamento das mulheres. É um dia marcante para nós”, acrescentou, ao enfatizar que a atividade foi um sucesso.
A presidente do STR de Passo do Sobrado, Andréia Gabe, também avaliou positivamente a realização do Encontro Regional das Mulheres Trabalhadoras Rurais e ressaltou que esse é um momento de retomada. “Para mim tem um significado muito importante homenagear as mulheres, é um dia para celebrar elas”, salientou.
Andréia, que também é agricultora, ainda reforçou que durante a solenidade de abertura do evento foi entregue uma carta com reivindicações às autoridades presentes e o trabalho de conscientização sobre o tema continuará junto aos municípios da região. “Tem muitos lugares para as mulheres ocuparem e muita política pública que deve ser feita para nós. Pouco a pouco vamos chegar lá”, destacou.