Comitiva dos dois estados esteve em Venâncio na terça-feira (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Comitiva dos dois estados esteve em Venâncio na terça-feira (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Na terça-feira, 2, Venâncio Aires recebeu uma comitiva da Bahia e do Espírito Santo formada por fiscais estaduais agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária (Adab), médicos veterinários de consórcios de inspeção de produtos de origem animal, além de representantes do Sebrae da Bahia, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O grupo veio ao município para conhecer de perto a experiência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), referência no setor.

A programação iniciou com recepção, café da manhã, chimarrão e apresentações institucionais sobre o município e o SIM na sala de reuniões da Prefeitura, seguida de visita técnica à Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova).

Logo após, o grupo se deslocou até a propriedade de Ademir da Silva, proprietário do empreendimento Embutidos Coloniais Tangerinas, onde os visitantes puderam observar práticas de produção e inspeção. O empreendimento produz linguiça suína, linguiça mista, e três tipos de salsichão, suíno, misto e frango com queijo, mais o salamito, banha e torresmo.

Em seguida, visitaram a propriedade de Elígio Angnes, proprietário da Agroleite, localizada em Linha 17 de Junho. O filho, Rodrigo Angnes, exemplo de sucessão familiar, recebeu a comitiva e mostrou as instalações da produção de leite, nata e queijos. O roteiro foi encerrado com um café colonial de confraternização elaborado por Ledi Maggioni, em Linha Arroio Grande.

O coordenador do SIM, médico veterinário Daniel Terra Leite, destacou o significado da troca de experiências. “Um momento muito rico de diálogo e aprendizado. A visita mostra que o modelo desenvolvido em Venâncio Aires é inspiração para outros estados. Todos têm a ganhar quando compartilhamos práticas que elevam a qualidade e a segurança dos alimentos de origem animal ”, afirmou.

A representante da comitiva e coordenadora de desenvolvimento da agroindústria Adab, Maria Cristina Brito dos Santos, agradeceu o acolhimento. “Um ótimo acolhimento, recepção, e agora esse encerramento maravilhoso, e a frase que fica é grandes empresas, grandes histórias.”

Já o prefeito Jarbas da Rosa, agradeceu ao grupo e enfatizou a importância da troca de experiências. “A parte principal, quando tem pessoas interessadas, buscando conhecimento, buscando novas experiências, é o primeiro passo, e depois tem todos os desafios, questão cultural, econômica, realidade social, mas é importante ter um ponto de partida, de conhecer outras realidades e com a intenção de sempre evoluir ”, finalizou.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires)