A principal demanda da comunidade de Vila Deodoro, no 3º Distrito, é a conclusão do trecho de asfalto existente da localidade. Gil Farinhas, que representou os moradores na tribuna, durante a sessão interiorizada da Câmara, realizada no ginásio comunitário, na noite de segunda-feira, 14, afirmou que o pó, em dias secos e quentes, e o barro, em dias de chuva ou umidade, incomodam. “Concluir a pavimentação é a prioridade. Todos concordam que esta é uma demanda que sempre permanecerá”, afirmou.
Também é intenção da comunidade o retorno de um módulo da Brigada Militar. Segundo Farinhas, “há muito abuso aqui na região, especialmente em relação ao trânsito”. Conforme o representante, há condutores não habilitados “correndo e botando as pessoas em risco”. É eventual, de acordo com ele, a presença da Brigada Militar, mas sempre que uma guarnição circula pelo local, o ambiente é de total tranquilidade.
Farinhas ainda comentou sobre a necessidade de melhorias na iluminação pública, desde a sede de Vila Deodoro até Linha Brasil, e de “ajuda financeira para reformas no nosso ginásio, que recebe o Clube de Mães, o time de futebol, a bocha e a grande maioria das atividades da nossa comunidade”. O morador também afirmou que a instalação de uma torre de telefone precisa ser instalada em Vila Deodoro, “pois não temos possibilidade de comunicação”. Por fim, pediu bons acessos ao Mirante e à Figueira Centenária.
TRANSPORTE
Eara Henckes, vice-diretora da Escola Sebastião Jubal Junqueira, foi outra representante a utilizar a tribuna. Embora a instituição de ensino seja estadual, ela destacou o apoio que recebe do Município, em especial no que se refere ao transporte escolar. E foi justamente em relação ao transporte que a vice-diretora pediu mais um auxílio: “Temos alunos que residem em locais não atendidos por rotas de ônibus no turno oposto. Sabemos que, apesar da crise financeira, o Município tenta atender às demandas comunitárias e, dessa forma, queremos deixar mais esta solicitação”. Eara disse que as paradas de ônibus estão sendo revitalizadas e pediu que as visitas da Patrulha Escolar, da Brigada Militar, sejam mais constantes. “Precisamos, principalmente, de ações para a educação no trânsito”, comentou.
REPERCUSSÃO
- O vice-prefeito Celso Krämer prometeu esforço da Administração para resolver a questão referente à iluminação pública, bem como destacou que o Município tem feito a manutenção da ERS-422, garantindo melhores condições de trafegabilidade para os usuários. “Acompanhamos o avanço do turismo na região e queremos melhorar a estrada cada vez mais, de ponta a ponta”, disse Krämer.
- Sobre o asfalto, o prefeito Giovane Wickert afirmou que o Município está apenas no aguarda da liberação de recursos do Governo Federal para concluir a pavimentação do trecho restante. “Temos a expectativa que o depósito seja feito até o mês que vem. O projeto está aprovado, a obra licitada e a empresa executora definida”, salientou.