Principal cultura agrícola de Venâncio Aires, o tabaco é fonte de renda para quase quatro mil famílias produtoras, em diferentes localidades do município. Na safra 2020/21, Venâncio alcançou a quarta posição do ranking dos maiores produtores de tabaco, com 18.050 toneladas. Entre os agricultores que contribuem para esta marca, estão muitos jovens que seguem os passos dos pais e avós e apostam no setor.
Em alusão ao Dia Mundial do Produtor de Tabaco, celebrado em 28 de outubro, a Folha do Mate publica caderno especial com exemplos de jovens que permanecem no meio rural, buscam qualificação e inovam nas propriedades, colaborando para um dos setores mais importantes da economia da região. Profissional de extrema relevância na economia regional, o produtor de tabaco se destaca pelo trabalho árduo, a dedicação e o comprometimento com a produção, em todas as suas etapas.
Em grande parte das famílias produtoras de Venâncio Aires e região, o exemplo perpassa gerações e estimula o protagonismo dos trabalhadores do campo.
Confira o caderno especial do Dia do Produtor de Tabaco: