Nesta semana, foi divulgada a lista dos produtores contemplados com a abertura de açudes através do programa Avançar na Agropecuária e Desenvolvimento Rural, por meio do Irriga Mais RS. Segundo o extensionista rural do escritório municipal da Emater, Rudinei Pinheiro Medeiros, os nomes dos agricultores foram encaminhados para o Estado na última sexta-feira, 4.
Ele explica que o principal critério utilizado para definir os beneficiários foi as localidades que mais registraram solicitações de água para a dessedentação animal, em especial de suínos e bovinos, tendo em vista a estiagem. Também foram elencados produtores de hortaliças e um de erva-mate que sofreram perdas em razão da seca e utilizarão o reservatório para irrigação. A localidade com maior número de pedidos para transporte de água foi Sampaio Baixo.
Além do envio da relação dos agricultores, Mato Leitão já realizou a etapa de preenchimento da ficha técnica de cada beneficiário no sistema do Governo do Estado. Agora, a Emater, em parceria com a Prefeitura, realiza a fase burocrática, que envolve o projeto técnico e o licenciamento ambiental dos locais onde serão abertos os açudes.
Ainda segundo Medeiros, inicialmente o município seria contemplado com 10 reservatórios, mas os três cadastros considerados suplentes já foram confirmados. “Há a possibilidade de mais dois serem beneficiados, totalizando 15”, observa. O extensionista ainda relata que dos açudes que serão abertos, três serão utilizados para sistema de irrigação e os demais para saciar a sede de animais.
Para Medeiros, por causa dos períodos de estiagem severa, registrados nos últimos três anos, a abertura de açudes se torna muito importante. “Produtor precisa ficar atento ao fato de ter reservatórios de água, principalmente para o gado de leite e para a suinocultura”, ressalta.
Importância
Um dos contemplados pelo programa do Governo do Estado foi Romeu Armindo Schuster, 81 anos. Morador de Sampaio Baixo, ele relata que usará o novo reservatório para saciar a sede dos animais, principalmente das 45 cabeças de suínos e as 20 cabeças de gado. Na propriedade, ele já tem quatro açudes pequenos, que são usados para a mesma finalidade.
Contudo, com a estiagem, esses reservatórios secaram. “Tivemos que pedir água para a Prefeitura no ano passado e neste ano. Eles trouxeram uns três ou quatro tanques para colocarmos nos açudes”, compartilha. Com a precipitação que aconteceu no início de fevereiro, os reservatórios voltaram a ter uma quantidade razoável de água.
Além disso, nesta semana, entre domingo e segunda-feira, a localidade registrou 56 milímetros de chuva, o que trouxe novo fôlego. O produtor, que conta com o auxílio dos filhos, Altair José Schuster, 47 anos, e Adriano Ariel Schuster, 36 anos, nas atividades agrícolas, destaca que esse açude será muito importante, especialmente em épocas de seca.
Produtores beneficiados
• Tamaro Luiz Hickmann – Vila Santo Antônio
• Osmar Renê Bick – Vila Arroio Bonito
• Gerson Luis Alf – Acesso 20 de Março
• Roberto Carlos Bepler – Linha Conceição
• Renato Guindani – Vila Arroio Bonito
• Romeu Armindo Schuster – Sampaio Baixo
• Romeu José Johann – Sampaio Baixo
• Romeu Griesang – Sampaio Baixo
• Atelor Johann – Linha Puhl
• Leni Ribeiro – Linha Puhl
• Cyro Hackenhaar – Vila Santo Antônio
• Joice Inês Pilz – Sampaio Baixo
• Sirlene Maria Reiter Nyeland – Linha Boa Esperança Alta