A Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova) vai aumentar o espaço físico no qual são realizadas as feiras para comercialização dos produtos dos associados. Segundo a vice-presidente da entidade, Mônica Moraes, no ano passado, o então prefeito Giovane Wickert tinha repassado duas salas – espaços que até então eram ocupados para arquivo morto da Prefeitura. Agora, a atual gestão do prefeito Jarbas da Rosa liberou mais dois espaços para utilização dos agricultores. “Como tínhamos problema de falta de espaço, muitos feirantes colocavam as mesas na área que seria para circulação dos clientes, então vai facilitar bastante”, afirma.
Atualmente, em torno de 12 associados comercializam no espaço, entre agroindústrias e produtores de hortaliças, dos 210 associados à entidade. As feiras são realizadas de segunda-feira a sábado, em turnos alternados.
Desde que soube da possibilidade de mais espaço, a Cooprova está em contato com produtores interessados em comercializar produtos na feira. “Antes a gente não fazia o convite para mais feirantes por causa do espaço limitado, então agora vamos fazer esse chamamento para os associados”, destaca.
Mônica afirma, ainda, que a equipe está esperando a liberação dos espaços pela Prefeitura para começar algumas reformas que serão necessárias para adaptar os espaços para a feira. Como as salas contam com janelas basculantes, será necessário fazer a troca para tampões, assim como é utilizado nos demais espaços. “Acredito que até o fim do mês de março ou início de abril as salas já possam ser utilizadas”, prevê a vice-presidente da cooperativa.
Oportunidade
Entre os interessados em comercializar os produtos na feira está o agricultor Edson Carlos da Rosa, de Linha Campo Grande. Produtor de hortaliças, ele estava se preparando para vender no Centro e expandir os negócios. Inicialmente com produção exclusiva de tabaco, Rosa apostou na diversificação em 2015 e, nos últimos anos, cada vez mais, diminui a área plantada de tabaco para dar espaço às verduras e aos legumes. “No ano passado, já diminuímos cinco mil pés e, para este ano, queremos reduzir mais cinco”, afirma.
Além dos clientes fixos fidelizados, Rosa e a família comercializam hortaliças para abastecer as escolas de Venâncio Aires, por meio da Cooprova, e estão em busca de maior visibilidade dos produtos. “O Centro vai dar uma visualização boa do nosso produto.
Queremos abrir novos comércios para diminuir cada vez mais o fumo”, completa.
A produção da família é composta por alface, beterraba, repolho, brócolis, couve-flor, couve em folha, rúcula, feijão de vagem e cebola. A intenção é começar com plantio de cenoura também. “A gente trabalha pela qualidade dos produtos e acredito que a feira vai nos abrir mais possibilidades”, salienta.