“Uma manhã proveitosa no sentido de contribuir como médico e como gestor em reunião na Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul, a Acsurs”. A afirmação é de Airton Artus, que participou de encontro em Estrela, na quarta-feira, 13, como convidado na área da saúde. O evento ocorreu na sede da Acsurs e reuniu representantes do setor visando atrair investimentos na área da proteína animal, principalmente da carne de porco e seus derivados.
Artus destacou a evolução no mercado da proteína animal e apontou benefícios tanto na questão da saúde quanto econômica e social para as regiões, como a criação, o abate, até chegar à mesa do consumidor. “O consumo de carnes é cada vez mais frequente e é uma opção inteligente há muito tempo. O Polo de Proteína Animal traz ainda um impacto econômico, social e industrial”, sintetizou Artus, que projeta lançar um livro evidenciando o Polo de Proteína Animal e a importância para o município de Venâncio Aires.
Conforme os representantes do setor, a carne de porco traz benefícios para a saúde, como destaca Fernando Gimenez, diretor executivo da Acsurs. Estudos feitos por nutricionistas da Universidade de São Paulo (USP) chegaram à conclusão de que a carne suína é reconhecida pelo seu alto valor nutricional, em razão de apresentar grande quantidade de proteínas ricas em aminoácidos essenciais e vitaminas e sais minerais como ferro, zinco, creatina, taurina e complexo B, entre outros. “Nosso corpo é moldado à proteína”, comentou Gimenez.
Além de contribuir para que a carne suína receba mais investimentos desde o criador até o consumidor final, Artus defendeu um movimento forte nesta área para atrair investimentos, já que Venâncio Aires e a região têm uma geografia favorável para instalação de aviários e chiqueirões. Além da carne suína, cabe ressaltar que o trabalho de Artus é fortalecer outros segmentos como a carne bovina, ovina, frango e peixes, além de ovos e derivados do leite.
“A questão sanitária que envolve a criação de suínos evoluiu muito em todos os sentidos. E o Airton Artus é mais um aliado no Rio Grande do Sul na desmistificação de que a carne é prejudicial. Parabéns pela atitude em colaborar com a nossa classe”, destacou Gimenez.
Participação
Participaram do encontro o presidente da Acsurs, Valdecir Folador; o assessor técnico da Acsurs, Fernando Gimenez; o veterinário e representante do Comitê Estadual de Sanidade Suína, Flauri Migliavaca; a assessora técnica da SIPS, Ildara Vargas; o veterinário e presidente da Fundesa, Luiz Gustavo Goulart Nascimento; o representante da Fundesa, Everton Krabbe; e o chefe geral Embrapa Suínos e Aves, Rogério Kerber; além de integrantes das empresas Seara, Dália, Languiru e Ouro do Sul, entre outros.