Dia de campo sobre podas de frutíferas é realizado pela Emater

-

Na tarde da sexta-feira, 9, ocorreu mais um dia de campo promovido pela Emater/Ascar de Venâncio Aires. A atividade, focada nas técnicas de podas de árvores frutíferas, ocorreu na propriedade de Dirceu Luiz Hinterholz, localizada em Vila Palanque, no interior do município. A propriedade, com meio hectare, é dedicada ao cultivo de amoras, pêssegos, uvas e figos.

Durante a tarde, os técnicos do escritório municipal da Emater/RS-Ascar demonstraram as técnicas corretas de podas para frutíferas. O encontro também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Gustavo Von Helden, e do prefeito Jarbas da Rosa.

Hinterholz, que tem bastante experiência com podas de árvores frutíferas, compartilhou seus conhecimentos com outros produtores rurais. Ele adquiriu experiência no assunto quando residiu por 25 anos, junto com sua esposa Cléria, no município de Nova Araçá, onde trabalhou no Viveiro Municipal.

Segundo o agricultor, a poda das árvores frutíferas foi antecipada este ano devido ao clima. Podar os galhos das árvores pode melhorar a qualidade dos frutos e manter a floração vigorosa. “Para realizar a poda, é necessário observar vários pontos, sendo o principal avaliar a postura dos galhos e como o sol os ilumina”, explica.

Chefe do escritório local da Emater, Vicente Fin, participou da atividade prática (Foto: Júlia Brandenburg)

Vicente Fin, chefe do escritório local da Emater, destaca a importância da poda para obter frutas melhores, mais bonitas e maiores. Além disso, o trabalho facilita a colheita, pois os frutos nascem em uma altura mais acessível. “A poda do pessegueiro deve ser realizada quando a árvore estiver com 30% a 35% das flores abertas. Neste ano, devido ao calor intenso em junho, as árvores ainda têm poucas flores. Para o desenvolvimento do pêssego, são necessárias muitas horas de frio, abaixo de 7 graus. O clima da nossa região não proporciona frio suficiente, o que pode comprometer o desenvolvimento dos frutos”, ressalta.

Fin também destaca cuidados importantes com a produção de pêssegos, como a atenção com os cortes durante a poda e os riscos que precisam ser evitados, como a gomose, que é um dos maiores problemas enfrentados na produção de pêssegos.

Cerca de 25 pessoas marcaram presença na atividade em Vila Palanque (Foto: Júlia Brandenburg)

“É necessário sempre pensar em abrir a copa das plantas com a poda, pois assim favorece a entrada de luz e desenvolve a maturação dos frutos.”


VICENTE FIN
Chefe do escritório local da Emater

Saiba mais

• Para realizar uma poda correta, os instrumentos utilizados devem ser afiados. Tesouras e serrinhas são apropriadas para esse tipo de atividade.

• As safras dos pêssegos são programadas de um ano para o outro. Por isso, são cortados os galhos que não têm mais produção para que a árvore seja renovada.



Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido