
Venâncio Aires - O Programa Operação Terra Forte ‘Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e de Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha’ registrou grande adesão em Venâncio Aires. Ao todo, 467 agricultores se inscreveram, junto à Emater local, para participar da iniciativa, que visa fortalecer a agricultura familiar com apoio financeiro, técnico e ambiental. Após análise dos cadastros, realizada na sexta-feira, 31, pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), 150 famílias foram classificadas para receber os benefícios do programa, além de 30 suplentes que poderão ser contemplados conforme a execução das etapas. Veja lista abaixo.
O município terá as ações divididas em três etapas, contemplando 50 famílias em cada fase, que receberão auxílio financeiro de até R$ 30 mil por agricultor, em parcela única, além de assistência técnica, apoio mecanizado e acompanhamento contínuo das equipes da Emater e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Ricardo Landim, destacou a importância do resultado e o impacto positivo que o programa trará para o campo. “O número expressivo de inscrições mostra o quanto o programa é necessário e esperado pelos nossos agricultores. Ter 150 famílias classificadas é uma conquista muito significativa, que representa investimento direto na recuperação das propriedades, na sustentabilidade e na melhoria das condições produtivas e ambientais no interior do município”, afirmou.
O Operação Terra Forte é uma iniciativa do Governo do Estado, com investimento total de R$ 903 milhões, que deve beneficiar diretamente 15 mil famílias e alcançar até 100 mil unidades produtivas em todo o Rio Grande do Sul. Considerado o maior programa de recuperação de solos já realizado no estado, ele tem foco na recuperação socioprodutiva, ambiental e na resiliência climática da agricultura familiar.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Venâncio Aires.