Em agosto de 2000, agricultores familiares que buscavam uma alternativa de produção de alimentos sem o uso de insumos químicos se organizaram, com a colaboração do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), para criar o que seria a primeira cooperativa do Vale do Rio Pardo com produção ecológica. Após duas décadas, um documentário produzido quando a cooperativa completou 15 anos será exibido na Unisc TV nesta semana, para marcar a data.
O documentário, com duração de quase 23 minutos, foi ao ar na emissora universitária, ontem, e terá reprises amanhã, às 16h, e na sexta-feira, 21, às 19h, no Canal 15 da NET Santa Cruz do Sul e no site www.unisc.br/tv.
A produção do documentário ocorreu em 2015, por meio de um projeto de extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) junto à Ecovale e ao Capa, desenvolvido sob a coordenação da professora Ângela Felippi. A produção do documentário foi de Leandro Junkherr Porto e o roteiro, imagens e direção são de Ricardo Kittel Pohlmann, que estudavam Jornalismo e Produção em Mídia Audiovisual, respectivamente, e participavam do projeto de extensão quando fizeram o documentário.
Na ocasião, os estudantes dos cursos de Comunicação Social realizaram o documentário, que conta a história da cooperativa por meio do relato dos agricultores e agricultoras que a fundaram. Além disso, relatos de técnicos que têm assessorado a Ecovale, funcionários e integrantes atuais da cooperativa, inclusive dos jovens que ingressaram recentemente na produção de base ecológica.
“Nesses 20 anos de caminhada da Ecovale enfrentamos muitos desafios, mas com a união dos agricultores e com o apoio do CAPA conseguimos enfrentá-los. Por isso, a Ecovale tem feito a diferença para nós, agricultores e consumidores, tornando-se referência em agroecologia na região.”
LORI WEBER – Presidente da cooperativa
Atuação
- A Ecovale conta com 61 cooperados de Santa Cruz do Sul, Vale do Sol, Rio Pardo, Venâncio Aires e Candelária.
- A cooperativa produz e comercializa hortigranjeiros e outros alimentos em feiras e na loja, em Santa Cruz do Sul.
- Em Venâncio Aires, os agricultores cooperados realizam feira, aos sábados pela manhã, na Comunidade Santa Rita de Cássia, no bairro Gressler. Encomendas podem ser feitas, pelo WhatsApp 99533-6050, com Mateus Finkler.