Ecovale completa 20 anos de produção agroecológica na região

-

Em agosto de 2000, agricultores familiares que buscavam uma alternativa de produção de alimentos sem o uso de insumos químicos se organizaram, com a colaboração do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), para criar o que seria a primeira cooperativa do Vale do Rio Pardo com produção ecológica. Após duas décadas, um documentário produzido quando a cooperativa completou 15 anos será exibido na Unisc TV nesta semana, para marcar a data.

O documentário, com duração de quase 23 minutos, foi ao ar na emissora universitária, ontem, e terá reprises amanhã, às 16h, e na sexta-feira, 21, às 19h, no Canal 15 da NET Santa Cruz do Sul e no site www.unisc.br/tv.

A produção do documentário ocorreu em 2015, por meio de um projeto de extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) junto à Ecovale e ao Capa, desenvolvido sob a coordenação da professora Ângela Felippi. A produção do documentário foi de Leandro Junkherr Porto e o roteiro, imagens e direção são de Ricardo Kittel Pohlmann, que estudavam Jornalismo e Produção em Mídia Audiovisual, respectivamente, e participavam do projeto de extensão quando fizeram o documentário.

Na ocasião, os estudantes dos cursos de Comunicação Social realizaram o documentário, que conta a história da cooperativa por meio do relato dos agricultores e agricultoras que a fundaram. Além disso, relatos de técnicos que têm assessorado a Ecovale, funcionários e integrantes atuais da cooperativa, inclusive dos jovens que ingressaram recentemente na produção de base ecológica.

“Nesses 20 anos de caminhada da Ecovale enfrentamos muitos desafios, mas com a união dos agricultores e com o apoio do CAPA conseguimos enfrentá-los. Por isso, a Ecovale tem feito a diferença para nós, agricultores e consumidores, tornando-se referência em agroecologia na região.”

LORI WEBER – Presidente da cooperativa

Atuação

  1. A Ecovale conta com 61 cooperados de Santa Cruz do Sul, Vale do Sol, Rio Pardo, Venâncio Aires e Candelária.
  2. A cooperativa produz e comercializa hortigranjeiros e outros alimentos em feiras e na loja, em Santa Cruz do Sul.
  3. Em Venâncio Aires, os agricultores cooperados realizam feira, aos sábados pela manhã, na Comunidade Santa Rita de Cássia, no bairro Gressler. Encomendas podem ser feitas, pelo WhatsApp 99533-6050, com Mateus Finkler.
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido