A Emater/RS-Ascar está recebendo inscrições de produtores interessados em construir açudes para armazenamento de água com a finalidade de irrigação. Conforme o técnico agrícola da Emater de Venâncio Aires, Rodrigo Soares Antunes, os produtores interessados devem entrar em contato com a entidade para agendar uma visita dos técnicos e verificar a possibilidade de se candidatar a uma vaga.
São 10 vagas, além de uma lista de espera que será elaborada. “Só serão aceitos os cadastros de produtores que ainda não foram beneficiados com outras políticas públicas do Programa Infraestrutura Rural e o critério principal é atender os agricultores familiares que irão utilizar o açude como reservatório”, frisa Antunes, ao lembrar que o produtor não pode ter como finalidade a criação de peixes.
O recurso foi aprovado pelo Governo do Estado em virtude da situação de emergência decretada em Venâncio Aires por causa da seca. Inscrições podem ser efetuadas pelo telefone (51) 3741-1676 ou diretamente na Emater, na rua Barão do Triunfo, número 1.265. Antunes reforça que serão observadas questões ambientais e uma série de regras estipuladas pelo governo para inscrever os agricultores. “As inscrições serão até o dia 31 de agosto. Mas quanto antes vir se inscrever melhor, pois precisamos fazer a visita e avaliar a possibilidade”, complementa o técnico.
Estado
• O Governo do Estado anunciou, no dia 15 de julho, o investimento de R$ 55,1 milhões para amenizar os prejuízos que a estiagem causou em plantações no Rio Grande do Sul. Foi anunciada a construção de 412 poços artesianos nos 412 municípios que decretaram situação de emergência devido à falta de chuva. Também serão abertos 1.025 açudes em 102 cidades. Haverá ainda disponibilização de máquinas para melhoria de estradas vicinais em situação precária.