Emater retoma oficinas com grupos de mulheres

-

Com a flexibilização dos protocolos contra a Covid-19 a Emater-RS/Ascar está retomando encontros com os clubes de mães e grupos de mulheres do interior. Com turmas menores e público restrito, as atividades voltam a movimentar o público feminino.

Na última quarta-feira, 18, o Clube de Mães Integração, de Linha Herval, recebeu a extensionista social da Emater, Viviane Röhrs, que ministrou um curso e biscoitos e bolachas. A oficina ocorreu na casa da presidente do Clube de Mães, Iolanda Elisabeth Lord. Essa foi a segunda oficina do grupo desde a flexibilização.

Conforme Viviane a proposta é utilizar alimentos da localidade, das propriedades e propor o empoderamento feminino. “Além de ensinar novas técnicas e receitas é uma oportunidade de elas agregarem renda. A produção artesanal de alimentos vai muito além da degustação, é prazerosa e promove integração, seja com a família ou entre mulheres de uma comunidade.”

Para Iolanda os encontros são fundamentais para promover a integração e troca de conhecimento. “Aprendemos coisas que parecem ser impossíveis de serem feitas. São tantos segredinhos que garantem biscoitos e bolachas deliciosas.”

Para a aposentada Nilsa Carvalho Borre o momento é de aprender muitas coisas novas. “Isso é uma terapia.” Uma das propostas da oficina é a produção caseira e evitar gastos com os ingredientes. “A minha produção de bolachas era muito simples, fazia aquelas mais comuns, agora a gente já quer se reunir com as amigas e vizinhas e vamos fazer mais vezes para nossas famílias”, comenta a professora aposentada Neide Brenner, 60 anos.

Durante o curso Viviane ensinou 10 tipos de biscoitos e bolachas, entre eles: alfajor branco, beijo baiano, biscoito de nata, bolacha de nata, sequilhos de coco, biscoito de laranja, palitos portugueses, palitos italianos, bolacha de gengibre e gergelim, e biscoito de fubá com goiabada.

Receitas das oficinas

Como parte do trabalho social da Emater, assim como essas oficinas, busca-se promover a segurança e soberania alimentar das famílias rurais. “Estas oficinas promovem a elaboração de produtos saborosos e saudáveis, utilizando ingredientes como o leite, mel, melado, ovos e a manteiga, que além de conhecermos a procedência, também geram renda para quem os fornecem”, frisa Viviane.

notícias rural Folha do Mate

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido