
Venâncio Aires - Entre segunda-feira, 10, e quarta-feira, 12, a extensionista rural social da Emater/RS-Ascar, Viviane Röhrs, juntamente com empreendedoras do turismo rural e de agroindústrias familiares de Venâncio Aires, teve a oportunidade de conhecer de perto experiências e práticas de turismo em Pomerode, cidade localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
O município é conhecido por sua forte influência germânica, belas paisagens naturais e infraestrutura acolhedora. “Pomerode se consolidou como um destino importante para o turismo rural, especialmente para as pequenas empreendedoras que têm se dedicado a impulsionar esse segmento. O objetivo foi promover o intercâmbio de experiências e fortalecer o turismo rural”, comenta Viviane.
A recepção da comitiva ocorreu na sala de cultura do pórtico de entrada, pelo secretário municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Manfredo Znazek Goede, e pela diretora de Políticas de Cultura, Astrid Ideker. “No primeiro momento, já tivemos uma verdadeira aula sobre conhecimentos, cultura e história, enaltecendo a originalidade e a autenticidade da cultura local. As visitas aos empreendimentos foram acompanhadas pelo turismólogo David e pela extensionista rural da Epagri, Eneide”, relata.

Entre as participantes da Capital do Chimarrão estavam: Sirlene Angnes, da Agroindústria Agroleite; Marilene Coutinho Mees, da Chácara Coutinho; Rejane Schwin, da Figueira Centenária; e Roseli Hickmann, do Koloni Caffeehaus. Entre os principais pontos visitados estiveram: Pomerode Alimentos (agroindústria de queijos finos), Museu do Imigrante, Museu do Marceneiro, Casa Siewert, Fábrica de Chocolates Nugali, Guenther Velas Especiais e Ateliê de Cerâmica Pequena Alemanha.
Conforme explica Viviane, o ponto alto da viagem foi a troca de experiências entre as empreendedoras locais e as visitantes. “A troca de ideias se mostrou fundamental para fortalecer a rede de apoio entre as empreendedoras do turismo rural e fomentar a colaboração em projetos futuros.”
Para a extensionista da Emater/RS-Ascar, a visita a Pomerode foi mais do que uma simples atividade técnica: foi um espaço de aprendizagem e integração. “Destacar práticas bem-sucedidas contribui para o crescimento subjetivo, social e econômico de cada empreendedora.”,