Empreendedores que apostam em Vila Palanque

-

Conteúdo publicitário

Com grandes potencialidades agrícolas, destaque no setor avícola, em grãos, aipim e na proteína animal em geral, Vila Palanque também é repleta de oportunidades comerciais. Com cerca de quatro mil habitantes, o 6º Distrito de Venâncio Aires tem agroindústrias familiares, mercado, posto de combustível, lojas, oficinas, confeitarias, fábricas, farmácia e outros segmentos que são explorados.

Inúmeros moradores do distrito escolheram a comunidade para abrir o primeiro negócio, outros seguem com empresas consolidadas que já passam de geração a geração, o que confirma o desenvolvimento e potencial econômico da localidade. Conheça alguns dos empreendedores de Vila Palanque e o que a comunidade oferece.

Agrocomercial Stöhr

Referência para aqueles que ingressam no trevo que dá acesso à Vila Palanque, a Agrocomercial Stöhr, localizada na RSC-453, quilômetro 10,5, em Venâncio Aires, vem conquistando clientes de toda região.

Agrocomercial Störh completa 4 anos neste sábado (Foto: Julio Hoffmann)

O empreendimento que iniciou pequeno, na garagem de casa, ao longo dos anos, com o aumento da demanda, teve que ser adaptado. Por isso, uma nova estrutura foi projetada e inaugurada em julho deste ano. Segundo a empresária Isoleti Weiss, o cliente pode encontrar toda linha de ferramentas e ferragens, material elétrico e hidráulico, medicamento veterinários, mudas de flores, frutíferas e hortaliças, rações, farelo, milho e silagem em um espaço amplo e confortável. A última novidade da Agromercial Störch é a venda da linha de tintas Killing. Neste sábado, 11, a empresa completa 4 anos de atuação.

Brenner Racing e Quitanda Morangos e Cia

Os empreendimentos da família Brenner em Vila Palanque iniciaram quando Etson Brenner e a família decidiram vender a casa da cidade para adquirir uma chácara em Vila Palanque. Conforme uma das filhas, Aline Brenner, 31 anos, em 2009, a família foi para o 6º Distrito e desde então muitas mudanças ocorreram. “O pai, que a vida toda trabalhava na cidade como mecânico de motos, percebeu que, aos poucos, o mercado ia mudando. Foi surgindo um nicho de mercado que ele sabia e fazia há muitos anos, a linha náutica”, conta.

Brenner Racing tem como foco a manutenção de motos off road e toda linha náutica (Foto: Divulgação)

Desde então, os motores de popa e jardinagem passaram a frequentar mais a oficina. O outro filho de Brenner, Tiago, 37 anos, que era mecânico desde a adolescência, abraçou ainda mais o trabalho que o pai já executava há anos e hoje atuam juntos na oficina.

Hoje, conforme a família, o maior foco na Brenner Racing é a manutenção de motos off road e toda linha náutica.

A Quitanda Morangos e Cia é o novo negócio da família, no qual Aline e a cunhada Amanda Sartório, 35 anos, trabalham para suprir a demanda de pedidos. “O trabalho com os morangos é algo diário e constante, diferente de outras culturas que não são tão exigentes”, explica Aline.

Amanda e Aline dividem o negócio e tocam a Quitanda Morangos e Cia, com estufas em Vila Palanque (Foto: Roni Müller/Folha do Mate)

As empreendedoras estão em busca de novidades para as estufas de morangos e, para o próximo ano, planejam uma nova variedade da fruta. “Poucos sabem, mas existem cultivares diferentes de morangos, uns mais doces, uns mais sensíveis. Para o próximo ano vamos apostar em uma variedade mais sensível, porém mais doce”, comenta Amanda.

A oficina Brenner Racing e a Quitanda Morangos e Cia estão localizados na rua Alfredo Scherer, em Vila Palanque.

Delícias da Lu

Referência em encomendas para festas, como bolos, salgados e doces, a confeitaria Delícias da Lu, de Vila Palanque, já atua há 4 anos no segmento e vem conquistando clientes de todo o 6º Distrito.

A proprietária, Luciane Fátima Arenhadt, atuou por muitos anos em uma confeitaria na cidade e acompanhava a mãe que também tinha ‘a mão cheia’ para preparar os quitutes e, após buscar informações sobre os procedimentos de abrir uma empresa, decidiu apostar em Vila Palanque para concretizar o sonho. “Eu imaginava que seria muito difícil ter uma empresa, mas depois que busquei as informações vi que não era tão difícil assim e decidi abrir um cadastro de Microempreendedor Individual (MEI)”, relembra.

Proprietária da Delícias da Lu, Luciane e a colaboradora Katiucia Jandrey, na confecção de bolachas natalinas (Foto: Rosana Wessling/Folha do Mate)

Desde o início, Luciane trabalha com encomendas. “Faço todos os itens para uma festa, desde bolos, tortas, salgados e doces”, comenta. Nessa época, considerada uma de maior movimento, assim como no Dia das Mães, uma amiga auxilia a empreendedora quando necessário.

Um dos itens mais vendidos e procurados segundo a proprietária da Delícias da Lu são os salgados. “O pessoal que compra diz que são diferentes, gostam muito”, frisa.

Farmácia Viva Mais

Inaugura em breve, quase em frente ao Posto de Saúde de Vila Palanque, a Farmácia Viva Mais. Segundo a proprietária, Fernanda Inês Fredrich, 29 anos, o espaço contará com toda linha de medicamentos e itens de perfumaria. “Era uma demanda da comunidade, uma farmácia no distrito estava fazendo falta. Por isso, decidimos apostar no local”, comenta.

Farmácia Viva Mais será inaugurada no próximo ano em Vila Palanque (Foto: Roni Müller/Folha do Mate)

O atendimento será de segunda-feira a sábado, das 7h30min às 18h. Além de Fernanda, a farmacêutica Fabrine Huwe Martins integra a equipe da Farmácia Viva Mais. Conforme a proprietária, o espaço está sendo organizado e clientes já podem vir conhecer o local e fazer orçamentos de medicamentos. “Nossa inauguração será em breve, mas já estamos disponíveis para a comunidade conhecer o espaço”, salienta.

Loja da Rose

Há 35 anos em Vila Palanque, a Loja da Rose, conhecida como Loja Três Irmãos, oferece toda linha de moda masculina e feminina e itens de cama, mesa e banho. A empresa foi fundada por Maria Ivonir da Costa Pereira, 78 anos, e em homenagem aos três filhos, Zé, João e Cláudio, colocou o nome de Três Irmãos no empreendimento.

Rosemere é a proprietária da Loja da Rose, conhecida como Loja Três Irmãos (Foto: Rosana Wessling/Folha do Mate)

Há 16 anos trabalhando com a sogra Rosemere Pereira, 48 anos, assumiu a direção da loja em 2016. “A gente tem clientes fiéis que compram há muitos anos, muitos se tornaram amigos”, comenta.

A loja da Rose trabalha com roupas da linha adulto e confecção e está localizada próximo ao Posto de Saúde de Vila Palanque.

Viveiro Flor da Terra

Um espaço colorido, com um aroma aconchegante e com muita informação da Capital Nacional do Chimarrão. O Viveiro de Mudas Flor da Terra, de Vila Palanque, do casal Marlene, 67 anos, e José Inácio Scherer, 68 anos, comercializa flores, folhagens, orquídeas, cactos, suculentas, hortaliças e aceita encomendas de flores específicas. Em 2001, o casal iniciou com o viveiro de mudas em Mato Leitão, porém, continuaram residindo em Palanque. “Em 2002, decidimos apostar no Palanque e ficar mais perto de casa”, conta Scherer. A partir do momento em que vieram para o 6º Distrito iniciaram com a diversificação de flores e folhagens.

Em 2008, o empreendimento também ingressou na Rota do Chimarrão, e desde então, os proprietários recebem turistas de todos os cantos para demonstrarem curiosidades sobre a semente de erva-mate. “Nós adaptamos o espaço para recebermos os turistas além dos nossos clientes do dia a dia”, cita Marlene.

Além das vendas diretas, o Viveiro de Mudas Flor da Terra fornece flores e folhagens para floriculturas de Venâncio Aires. “O nosso negócio é um hobby, uma terapia. A Marlene sempre tinha esse sonho de ter uma floricultura e eu sempre gostei de trabalhar na terra”, reforça Scherer.

Viveiro de Mudas Flor da Terra comercializa hortaliças, folhagens, orquídeas, suculentas e flores em geral (Foto: Roni Müller/Folha do Mate)

Mecânica Mees

Com atendimento em mecânica em geral, desde carros, caminhões e máquinas agrícolas, reformas de motores a diesel e a gasolina, a Mecânica Mees, de Vila Palanque, atende os clientes desde 1958 no centro do 6º Distrito. Segundo Samuel Henrique Mees, 27 anos, neto do fundador Arthulino Olmiro Mees, o negócio começou com o avô e seguiu pelas gerações. “Me criei no meio da oficina. Depois do vô, meu pai começou a tocar o negócio, e hoje somos nós dois”, comenta.

Além de Samuel e do pai Ilton José Mess, a mecânica conta com outros dois colaboradores e atende moradores do distrito e de fora, inclusive de outros municípios, como Cruzeiro do Sul e Lajeado.

Mecânica Mees trabalha com mecânica em geral de carro, caminhões e máquinas agrícolas (Foto: Rosana Wessling/Folha do Mate)
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido