A equipe voltante do Sistema Único de Assistência Social (Suas) retomou os atendimentos em Linha Cachoeira e Alto Paredão. Os encontros mensais em cada comunidade ocorriam antes da pandemia, desde 2018, e foram retomados no último mês com a flexibilização dos protocolos contra a Covid-19. A equipe volante integra o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e tem o objetivo de garantir o atendimento continuado à população do meio rural, por meio da parceria da Emater-RS/Ascar, a fim de viabilizar a garantia do acesso aos direitos sociais dos mesmos.
Visando promover um momento de integração e socialização, no dia 31 de agosto, a extensionista social da Emater, Viviane Röhrs, realizou uma oficina de biscoitos e bolachas para as mulheres do grupo de Linha Cachoeira. Em torno de 15 participantes aprenderam as receitas e técnicas para a fabricação artesanal dos alimentos. A atividade também foi acompanhada pela estagiária de Serviço Social da Prefeitura, Ellen Nottar.
As mulheres do grupo são das localidades de Linha Cachoeira e arredores, como Linha Santos Filho, Cachoeira Baixa, Marmeleiro e Cipó. Muitas participam desde o início em 2018, outras começaram a participar neste ano.
Para Sandra Beatriz Becker, os encontros são oportunidades de aprendizados e integração. “Sou agricultora, mas nas horas vagas busco uma renda extra, então faço alguns salgados para vender para amigos e conhecidos, aprendo muito nos cursos e assim consigo agregar uma renda”, comenta a moradora de Linha Cachoeira.
A agricultora Loreci de Lourdes Costa, de Linha Marmeleiro, reforça que o momento é importante para aprender coisas novas e depois levar para a propriedade. “Quero aprender outras atividades para, no futuro, me aposentar e criar uma outra renda. Quero buscar alternativas. Essas oficinas são importantes para isso, pois consigo aprender muita coisa e, quem sabe, no futuro, posso trabalhar com isso”, frisa.
Conforme a extensionista da Emater, muitas das integrantes do grupo não participam de Clube de Mães, pois nas comunidades os grupos já estão extintos. Dessa forma, esse encontro mensal possibilita que elas tenham momentos de conversa, integração e aprendizagem.
Ao final de cada encontro, as mulheres sugerem novos temas de palestras e atividades que gostariam de executar. Na última terça-feira de setembro, o grupo de Linha Cachoeira irá receber um curso da Emater sobre a aplicação de caldas para controles de pragas e doenças e um momento de troca de mudas de hortaliças.
“O trabalho realizado pela equipe volante do Suas se constitui em acolhida, escuta e construção de vínculos, ações de caráter continuado e atendimento/acompanhamento coletivo ou particularizado.”
DAIANE FÜHR
Assistente social
Sobre a equipe volante do Suas
• Desde julho de 2017, a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social destacou uma equipe volante, para incursões no interior do município. Inicialmente, a equipe era composta por uma assistente social e um psicólogo, que atendiam famílias em Linha Cipó e Alto Paredão.
•À medida que a equipe se tornava referência para a população, aumentavam as demandas, que eram relatadas a agentes comunitários de saúde ou encaminhadas pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) para a secretaria. Por isso, em 2018, surgiu a equipe volante do Suas, que atende famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e demais moradores das localidades da região serrana.
• Segundo a técnica responsável, a assistente social, Daiane Führ, para desenvolver o trabalho social com as famílias, em cada localidade, são feitas escolhas metodológicas e o grupo é ouvido. “Por incluí-las em processos de acompanhamento ou em ações de atendimento – coletivos e individuais -, além dos atendimentos em grupo que apresentam temas referentes à realizada da família e garantia de direito e realização de oficinas, as famílias são atendidas individualmente de acordo com a sua demanda.”
•Além da parceria com a Emater, são ofertados diversos cursos em parceria do Sindicato Rural e Senar.
• A equipe volante realiza os encontros com as mulheres em Linha Cachoeira na última terça-feira do mês. Em Alto Paredão, os encontros ocorrem na primeira terça-feira do mês. A temática dos encontros é sempre a mesma em ambos os grupos. Além de oficinas de culinária, são realizadas oficinas de artesanato, dicas para as propriedades e palestras.