Um diagnóstico realizado pelo Programa Gaúcho para a Qualidade e a Valorização da Erva-Mate, parceria entre Emater/RS-Ascar e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), está analisando a qualidade nutricional da erva-mate produzida nos cinco polos ervateiros do Rio Grande do Sul: Planalto Missões, Alto Uruguai, Nordeste Gaúcho, Alto Taquari e Polo dos Vales. Com o estudo, o Estado espera traçar estratégias para corrigir e adequar a condução da cultura.
Em Venâncio Aires, o técnico agrícola do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Alex Davi Gregory, comenta que três propriedades foram visitadas e tiveram coletas de solo e folhas. O objetivo do estudo é verificar a relação das condições de nutrição da planta com a produtividade, o manejo e a fertilidade do solo. “Foram ervais da Vila Palanque, Linha Travessa e Linha 17 de Junho”, acrescenta.
A Emater realizou a coleta nestas três propriedades e enviou o material para a análise. A expectativa é de que até julho seja divulgado um estudo apresentando a adubação nos ervais. “O objetivo é ver se a adubação está correta ou não. Nos ervais que analisamos no município observa-se as lavouras consorciadas com outras culturas.”