Escritório da Emater de Mato Leitão agora tem extensionista rural social

-

Desde o dia 8 de novembro o escritório da Emater em Mato Leitão ganhou reforço no quadro de funcionários. Nesta data, a extensionista rural social Lissandra Rebelatto, 45 anos, assumiu a função. Natural de Coronel Pilar, na Serra Gaúcha, a profissional iniciou a trajetória na Emater há 10 anos, quando atuou durante um ano e três meses no município de Boqueirão do Leão.

Depois, a assistente social foi transferida para Venâncio Aires, onde trabalhou até assumir a vaga na Cidade das Orquídeas. Na Capital do Chimarrão, Lissandra desenvolvia diversas atividades com as mulheres, especialmente através dos clubes de mães, e com famílias em vulnerabilidade social, por meio de iniciativas desenvolvidas em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Além disso, a extensionista rural social também acompanhava colegas da área técnica e ações voltadas ao turismo. E são projetos como esses que a moradora do município vizinho de Santa Clara do Sul pretende realizar em Mato Leitão. “Pretendo reestruturar o trabalho com os clubes de mães e formar um grupo de mulheres, além de participar das atividades promovidas pelo Cras e intensificar o trabalho com o artesanato, através de cursos e visitas técnicas. Também buscar oferecer atividades novas e capacitações às mulheres”, projeta.

Inclusive, as diretorias de clubes de mães já podem procurar a profissional para iniciar o planejamento de ações para o próximo ano. Para o extensionista rural do escritório municipal da Emater, Rudinei Pinheiro Medeiros, a profissional agrega muito ao trabalho, tendo em vista que há mais de 10 anos Mato Leitão não contava com uma profissional específica para esse segmento.

“Era uma área que estava defasada há bastante tempo e ela é importante para pensar na organização rural e na autoestima e saúde da mulher, principalmente”, comenta. Desde fevereiro, quando o chefe do escritório local Claudiomiro da Silva de Oliveira, o Miro, faleceu, Medeiros atuava sozinho no município. Antes disso, os dois também se revezavam na participação de atividades sociais que demandavam a participação da Emater.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido