Alguns estabelecimentos comerciais, por estarem localizados em pontos de entrada e saída da cidade, registram uma maior movimentação de moradores do interior. É o caso das empresas localizadas próximo ao início do Acesso Grão-Pará, caminho principal para diversas localidades do 4º e 8º distritos de Venâncio Aires.
A Agrocomercial Puhl está há 16 anos na rua Getúlio Vargas, próximo à parada de ônibus, na quadra entre a Osvaldo Aranha e a Tiradentes. A proprietária Carine Inês Puhl comenta que, antigamente, era mais comum a venda de itens em grandes quantidades. “Hoje, acho que as pessoas do interior vêm mais seguido para a cidade, além disso, muitas têm condução própria, o que facilita, pois quem viaja de ônibus compra aos poucos”, comenta.
Carine frisa que maioria do público é da área rural. “A gente percebe também um grande movimento das pessoas que compram chácaras no interior. Mas temos um público bem variado, pois atendemos toda linha agropecuária, flores, selaria e pet.”
Na rua Osvaldo Aranha, os proprietários da Calçados Pilz, Ursula, 71 anos, e Sandro, 51 anos, acreditam que um dos diferenciais da loja, que tem 117 anos, é o atendimento em alemão. “Todos que atendem falam o alemão”, frisa Ursula.
Ela comenta que muitos clientes se tornam amigos e sempre retornam quando precisam de algum calçado. “A gente atende um público bem variado, mas, como estamos perto do ponto de ônibus, temos grande parte do público rural.”
Outro estabelecimento que tem uma grande relação com o público do interior é a Casa Schwertner. Conforme um dos proprietários, Paulo Schwertner, no início da empresa, há 93 anos, eram realizados atendimento de conserto de equipamentos. “A maioria dos nossos clientes era do interior. Mas ao longo dos anos isso também foi mudando e hoje o público é bem variado.”
No início, o estabelecimento atendia serviços de tornearia e relojoaria. Atualmente, a loja, que está há mais de cinco décadas na rua Osvaldo Aranha, segundo Schwertner, está localizada em um ponto de entrada e saída da cidade. “A gente está próximo da parada de ônibus, por mais que hoje muitos já tenham a sua condução, isso ainda é um ponto favorável para a empresa.”