A sucessão familiar no interior é um tema que vem ganhando destaque nos últimos anos, como modo de garantir a permanência do jovem na propriedade rural, junto aos seus familiares, evitando a migração aos centros urbanos.
Ariel Maldaner, 29 anos, é um exemplo quando se trata de sucessão familiar. O jovem está completando 5 anos de retorno para a propriedade dos pais Valdir e Marlene, em Sampaio. “Não me arrependo e até deveria ter voltado bem antes. Estou perto dos pais e vejo muitas possibilidades de crescimento trabalhando na propriedade. Quanto mais esforço e dedicação, mais eu ganho”, disse.
Maldaner concluiu, em 2012, o curso de três anos de técnico em Agropecuária, na Escola Estadual Técnica Guaporé, no município de Guaporé. Antes de retornar para Sampaio, ele desempenhou atividades como funcionário em empresas da região até o fim de 2014.
No ano seguinte, com o apoio e concordância dos pais, assumiu a propriedade. Atualmente, atua exclusivamente com a criação de suínos (sistema creche), em parceria com uma empresa integradora.
“Foi a opção mais correta para a minha vida. O que aprendi no curso estou aplicando agora na nossa propriedade. O trabalho com suínos é coisa de família.”
ARIEL MALDANER – Produtor rural
Em três pavilhões estão alojados 1,6 mil animais/lote (seis a cada ano). “Foi a opção mais correta para a minha vida. O que aprendi no curso estou aplicando agora na nossa propriedade. O trabalho com suínos é coisa de família. Sempre gostei”, afirma.
O produtor destaca, ainda, a importância da formação. “É muito importante essa etapa do estudo, são conhecimentos. É conhecer novas realidades, trocar experiências. A partir disso, segue constante aquela vontade de sempre buscar informações para aprimorar a atividade que sustenta a propriedade”, completa.