“Nas reuniões de interiorização a Farsul está vindo ao encontro dos produtores rurais para conhecer a realidade de cada região do estado”. A afirmação é de Ornélio Sausen, presidente do Sindicato Rural de Venâncio Aires, ao avaliar o processo de interiorização do Sistema Farsul em Campo, ocorrido na manhã da terça-feira, 15, em Santa Cruz do Sul.
O processo trouxe à região diretores e assessores da Federação da Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS) e Casa Rural. O grupo esteve reunido com os dirigentes dos sindicatos que compõem a Regional 9 e produtores rurais. O encontro durou o dia todo e serviu para apresentar as atividades desenvolvidas pelo Sistema Farsul e Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e ouvir as demandas da região.
Esta reunião, na opinião de Sausen, abriu a mente de muitas pessoas que não fazem ideia do trabalho desenvolvido pelo Sindicato Rural, não conhece e não sabe o que é a Farsul e o trabalho desenvolvido pela CNA em Brasília, sua estrutura e tudo o que é feito nos bastidores. “Nem imaginamos e não fazemos ideia de tudo o que tem por trás de uma negociação para exportar carne, leite, tabaco ou outros assuntos que direta ou indiretamente nos atingem”, salienta, trazendo como exemplo, se a exportação do leite fecha, o seu preço automaticamente reduz para o produtor.
“A Farsul e a Confederação Nacional da Agricultura são sempre incansáveis trabalhando pelo nosso produtor.”
ORNÉLIO SAUSEN – Presidente do Sindicato Rural de Venâncio Aires
MINISTRA
Sausen destaca que a CNA hoje tem um contato direto com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que tem forte ligação com o Senar, pois ela se formou como liderança por meio dos cursos do Senar e foi deputada federal. “Isto é um orgulho para nós. Toda semana ela vai na CNA para saber o que está ocorrendo e o que é preciso ser feito para melhorar a vida do produtor rural de todo pais”, comenta.
CARACTERÍSTICAS
Uma característica das reuniões é o espaço dado aos presidentes dos sindicatos para livre manifestação. Neste momento, os temas são pontuais e relacionados diretamente com a região onde ocorrem as reuniões. Foi o caso de Santa Cruz do Sul. A regional é formada por municípios com forte presença das lavouras de tabaco e tem no sistema integrado com a indústria algumas garantias, como comentou o coordenador da Regional 9 e diretor da Farsul, Marco Antônio dos Santos. Ele lembrou porém, que existem outras culturas que não possuem a mesma estrutura e que precisam do apoio das entidades sindicais.
O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, lembrou que a Federação é composta por produtores rurais e, mesmo que a sede da entidade esteja em Porto Alegre, ele é feita por pessoas do interior. Por isso a importância e a necessidade da realização da interiorização.
“O processo de interiorização é levar a Farsul ao seu habitat, ao seu lugar natural”.
GEDEÃO PREREIRA – Presidente da Farsul