O escritório municipal da Emater e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente se organizam para retomar a realização da feira do produtor rural em Mato Leitão. A previsão é que, após cerca de quatro anos sem acontecer, a atividade reinicie no próximo mês. A data ainda não foi confirmada, mas já está acertado que os agricultores familiares atenderão em novo endereço.
A partir do retorno da feira, a comercialização dos produtos deixará de ser feita na estrutura localizada na rua Ervino Leopoldo Kuhn, para funcionar na rua coberta, ao lado do Colégio Poncho Verde. Segundo o extensionista rural da Emater, Rudinei Pinheiro Medeiros, quatro produtores rurais, que comercializam produtos de hortifrutigranjeiros, já demonstraram interesse em participar.
Contudo, a expectativa do Município é que esse número aumente e envolva as 12 famílias que fornecem produtos para o Programa Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A estrutura da feira comporta até seis expositores, por isso se espera fazer um rodízio entre eles.
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Carlos Machry, a intenção também é diversificar os produtos ofertados durante a feira e a expectativa é que a procura pelos itens aumente, com a mudança de endereço para um ponto mais central do município. A feira do produtor deve ocorrer uma vez por semana, mas o dia específico de atendimento ainda está sendo definido.
Vale-feira
• A Prefeitura tem como objetivo oferecer aos servidores públicos municipais o vale-feira. O projeto está em tratativas e um dos objetivos é incentivar a compra dos produtos da agricultura familiar, ofertados na feira do produtor.