Fetag-RS em alerta para nova estiagem no Rio Grande do Sul

-

A Fetag-RS está em alerta diante de mais um período de estiagem que pode impactar a agricultura familiar gaúcha. As previsões meteorológicas indicam chuvas escassas nas próximas semanas, acentuando a preocupação com o abastecimento hídrico e a produção agrícola.

Em busca de soluções e de uma atualização do cenário atual, a Fetag-RS realizou uma série de reuniões nesta terça-feira, 21, com o presidente da Famurs, Marcelo Arruda, o secretário do Desenvolvimento Rural, Wilson Covatti, e o secretário da Agricultura, Clair Kuhn. O objetivo principal foi traçar estratégias conjuntas para minimizar os impactos da estiagem na agricultura familiar.

Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag-RS, reforçou a gravidade da situação e destacou a necessidade de ações emergenciais por parte do poder público. “Desde o ano passado, alertávamos que as renegociações feitas pelo governo, que não atenderam nosso pedido de renegociação por 15 anos, poderiam gerar problemas caso não tivéssemos uma safra cheia. E, infelizmente, isso já ocorreu no primeiro ano.”

Joel também afirmou que o Estado enfrenta mais um cenário de incertezas para os agricultores, uma vez que a falta de chuvas é uma realidade preocupante, especialmente para a agricultura familiar, que é mais vulnerável a esses impactos. “Precisamos de políticas que garantam acesso à água, incentivos para infraestrutura hídrica e suporte financeiro para que os agricultores consigam superar mais essa adversidade”, destacou Joel.

A Fetag-RS enfatizou a importância do diálogo entre órgãos de governo e entidades e reiterou a necessidade de medidas emergenciais, considerando que a agricultura familiar vem enfrentando anos seguidos de estiagem. Nos próximos dias, novas reuniões devem ocorrer para consolidar propostas e encaminhá-las aos governos estadual e federal.

Durante a reunião com o secretário de Agricultura, Clair Kuhn, foi acertada a assinatura de um termo de cooperação que permitirá a disponibilização de um boletim semanal com informações meteorológicas produzido pelo Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro). Também foi discutido o tema da reservacão de água como uma ação prioritária.

Fonte: AI Fetag-RS



Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Conteúdos recebidos de assessorias de imprensa de empresas, órgãos públicos, políticos, entre outros.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido