A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), através dos sindicatos dos trabalhadores rurais, por solicitação dos produtores rurais, tem acompanhado com atenção o desenvolvimento das lavouras de tabaco no estado, o que tornou possível diagnosticar que algumas regiões já iniciaram a colheita. Assim, a federação encaminhou ofício solicitando que as empresas iniciem as compras ainda em 2020.
O pedido leva em consideração as dificuldades que os produtores ainda estão enfrentando devido aos problemas da última safra, sendo que parte deles estão descapitalizados e sentindo os efeitos da severa estiagem que assolou o Estado no início do ano, afetando a quantidade de produção e diminuindo a rentabilidade dos produtores.
Desta forma agricultores necessitam de capital de giro para poderem se manter na atividade, realizar a manutenção da propriedade e preparar um novo plantio. Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “o início das compras em 2020 é muito importante, pois daria fôlego aos produtores, evitando que alguns deixem a atividade. Necessitamos do olhar atento das empresas fumageiras, parra que vejam o produtor como verdadeiro parceiro”.
Por: AI/Fetag