Fida quer iniciar operações em Venâncio Aires dentro de um mês

-

A Fida quer iniciar as operações em Venâncio Aires dentro de um mês. A meta foi anunciada na tarde de sexta-feira, 28, durante cerimônia de instalação do centro de distribuições da empresa especializada na comercialização de calcário e fertilizantes agrícolas.

O gestor de custos da empresa, João Gabriel Cioccari, destacou que as atividades da Fida, em Venâncio Aires, iniciam provavelmente em março. Nos próximos 15 dias será concluído o trabalho de terraplanagem, pela Administração Municipal. Enquanto que o primeiro prédio do centro de distribuição tem como meta ser erguido na quinzena seguinte.

“Estimamos dentro de um mês estar operando em Venâncio Aires. Depois de inaugurar o primeiro prédio, o segundo deve levar 60 dias para também ficar concluído”, destacou Cioccari. O primeiro empreendimento a ser edificado terá 500 metros quadrados, enquanto que o segundo pode ter o dobro dessa capacidade de armazenamento.

A empresa, que ficará instalada em uma área de quase 30 mil metros quadrados, estará a 900 metros das margens da RSC-287, em Vila Arlindo. Inicialmente, o centro de distribuição vai gerar três empregos diretos, com possibilidade de ampliar conforme a demanda.

DESENVOLVIMENTO

“Foi um ano e meio de planejamento e negociação para chegarmos a esse momento. Quem ganha com isso é o meio rural de Venâncio Aires. Estamos tendo a possibilidade da produtividade agrícola local chegar a um novo patamar”, disse, em pronunciamento, o secretário de Desenvolvimento Rural, André Kauffmann.

Ele reforçou, ainda, que a partir do próximo ano, com a empresa em Venâncio Aires, será possível subsidiar mil cargas de calcário, por ano, aos produtores rurais locais. Também falaram no evento o prefeito Giovane Wickert e o vice Celso Krämer. Os dois ressaltaram, entre outras questões, a importância da empresa para favorecer a diversificação rural.

CUSTOS

  • O principal benefício apontado pelos produtores rurais com a instalação da empresa em Venâncio Aires é a redução do custo do frete, conforme citam Aloísio e Lucas Henrique Schimuneck, respectivamente pai e filho, que cultivam quase 30 hectares de área com milho e tabaco.
  • José Edmundo Staub, que planta sete hectares de tabaco e milho, fala da importância dessa redução para conseguir aumentar a frequência do uso do calcário, que corrige a acidez do solo. Todos os produtores residem em Vila Arlindo.

A EMPRESA 

• Com sede em Caçapava do Sul, a Fida iniciou as atividades em 1954. A empresa atuava apenas no ramo da agricultura mas, ao longo do tempo, expandiu para o ramo da mineração, da produção de cal e também de argamassas para a construção civil.

• Atualmente, a Fida atua sob a direção de Paulo e Irani Cioccari – filhos dos fundadores Firmino e Dary Cioccari. Além de Caçapava, a empresa conta ainda com uma segunda unidade produtora que fica em Pantano Grande, cidade conhecida pelas suas grandes reservas de pedra calcária.

• A Fida possui mais dois centros de distribuição de calcário no estado: um em Canoas e outro no município de Júlio de Castilhos, na região central. O último fornece fertilizante para as lavouras de soja e de milho durante o verão e de trigo e forrageiras no inverno.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido