Realizada em formato on-line na última quinta-feira, 29, a etapa regional do 2º Concurso de Artesanato em Lã Ovina do Rio Grande do Sul definiu os vencedores em 11 categorias, que disputarão a final no dia 10 de setembro, a partir das 14h, como parte integrante da programação da Expointer.
No total, foram inscritas 29 peças elaboradas por 13 artesãos de seis municípios das regiões de Lajeado, Soledade, Caxias do Sul e Santa Rosa. Entre as técnicas utilizadas estiveram tecelagem, tricô, crochê, acolchoado e feltragem, entre outras.
Duas artesãs de Venâncio Aires participaram do concurso: Edelvani Maria Blau Glier, que concorreu na modalidade Acolchoado, e Véra Shwingel Wagner, presidente do Clube de Mães de Linha Picada Mariante, que apresentou manta em lã top e concorreu na modalidade Técnicas Mistas.
O concurso é promovido pela Emater/RS-Ascar – vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) – e tem o objetivo de valorizar o artesanato em lã ovina, estimular os artesãos para produção contínua de peças e dar visibilidade a este tipo de trabalho, especialmente durante a pandemia.
Conforme a extensionista social da Emater, Viviane Röhrs, o concurso é uma grande oportunidade de dar visibilidade ao artesanato em lã ovina desenvolvido pelas artesãs de Venâncio Aires. “Não é um artesanato expressivo no município, mas precisamos valorizar as mãos e a criatividade das belíssimas peças confeccionadas aqui”, enfatiza.
Ainda segundo Viviane, o artesanato na Emater é uma importante atividade de geração de renda para as famílias rurais, unindo diversas etnias, culturas e estilos, com utilização de uma diversidade de técnicas e matérias primas. “O Rio Grande do Sul é destaque no trabalho de artesanato em lã ovina, que faz parte da cultura e tradição do estado, sendo muito útil para os invernos frios e rigorosos. O estado é o maior produtor de lã do Brasil”, salienta.
Participantes
Para a moradora do bairro União, Edelvani Maria Blau Glier, essa foi a primeira participação no concurso. Ela ressalta que a experiência foi positiva. “Fui convidada para participar através da Emater, mas não imaginava que seria finalista. Mas foi uma experiência muito positiva”, reforça.
Edelvani é artesã e aprendeu com a mãe o gosto de trabalhar com a lã de ovelha e o dom de fazer cobertores e peças com o material. Há cinco anos, Edelvani participa da Expoagro Afubra, expondo seus trabalhos, além de feiras em Venâncio Aires e municípios da região.
A artesã Véra ressalta que participar do concurso foi uma experiência gratificante. “Além de mostrar minha criação e representar nosso município e região, possibilitou conhecer virtualmente o trabalho de muitas outras artesãs, suas criações e as inúmeras possibilidades que o artesanato com a lã crua nos possibilita”, frisa.
“Não imaginava como era participar do concurso. Sempre trabalhei com lã e ter meu trabalho reconhecido é gratificante. Foi uma experiência muita boa.”
EDELVANI GLIER – Artesã
Classificados
• Tecelagem (em qualquer tear) com fiação totalmente manual: Jociele de Deus Santos – Garruchos (Região Santa Rosa).
• Tecelagem (em qualquer tear) com fiação de lã top: Carmen Elizabete Ferreira Gazano – Garruchos (Região Santa Rosa).
• Tricô com fiação totalmente manual: Dalva Pereira Motchi – São Miguel das Missões (Região Santa Rosa).
• Tricô com fiação de lã top: Dalva Pereira Motchi – São Miguel das Missões (Região Santa Rosa).
• Crochê com fiação totalmente manual: Dalva Pereira Motchi – São Miguel das Missões (Região Santa Rosa).
• Crochê com fiação de lã top: Elisana Tubbs de Lucena – São Francisco de Paula (Região Caxias do Sul).
• Crochê jacquard: Dalva Pereira Motchi – São Miguel das Missões (Região Santa Rosa).
• Feltragem com processo totalmente manual: Teresinha Borelli Vittorazzi – Progresso (Região Lajeado).
• Feltragem com lã top: Helioza Zuffo – São Francisco de Paula (Região Caxias do Sul).
• Acolchoado: Edelvani Maria Blau Glier – Venâncio Aires (Região Soledade).
• Outras técnicas e /ou técnicas mistas: Dalva Pereira Motchi São Miguel das Missões (Região Santa Rosa).
*Com informações da Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar