Rio Grande do Sul - O desenvolvimento sustentável nas comunidades rurais ganhou um importante aliado com o Programa FloreSER, criado pela UTC Brasil em outubro de 2024. A iniciativa nasceu da necessidade de fortalecer o vínculo entre a empresa e as produtoras rurais integradas, com foco especial na valorização do protagonismo feminino no campo.
Com o propósito de promover inclusão e desenvolvimento pessoal e profissional, o FloreSER oferece palestras, oficinas de autoconhecimento, dinâmicas de grupo, rodas de conversa e atividades de autocuidado. Tudo é pensado para proporcionar momentos de reflexão, integração e reconhecimento às participantes — mulheres que desempenham um papel fundamental na sustentabilidade das comunidades em que vivem.
Desde sua estreia, quando 50 produtoras dos municípios de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Vale do Sol participaram de um evento acolhedor e inspirador, o programa vem se consolidando como uma ação transformadora. Em 2025, a segunda edição foi realizada em São Lourenço do Sul e reuniu 80 mulheres, ampliando a abrangência e o impacto do projeto. Uma das marcas registradas foi o ‘Mural da Força Feminina’, no qual as participantes deixaram mensagens de motivação que serão compartilhadas em edições futuras.
A seleção das participantes é feita com o apoio de orientadores agrícolas e técnicas em Sustentabilidade, que visitam as propriedades para convidar pessoalmente as produtoras e apresentar os objetivos do programa. A conexão criada desde esse primeiro contato contribui para o ambiente acolhedor e colaborativo dos encontros.
“Mais do que números, o FloreSER vem somando histórias. Diversas participantes relataram como o programa foi decisivo para o fortalecimento da autoestima, renovação da motivação e fortalecimento de vínculos com outras produtoras, uma verdadeira rede de apoio para as mulheres do campo. O retorno positivo tem impulsionado a continuidade e expansão da iniciativa”, destaca a UTC Brasil. A empresa projeta novas edições do FloreSER e pretende alcançar um número ainda maior de mulheres, “reforçando seu compromisso com o bem comum e com a sustentabilidade no campo”.
Fonte: Assessoria de Imprensa UTC Brasil