Grupo do Legislativo quer conhecer realidade das agroindústrias. Audiência pública pode ocorrer ainda em fevereiro.
Em dezembro passado, reportagem da Folha do Mate revelou o clima de frustração e preocupação das agroindústrias de Venâncio Aires em relação à Vigilância Sanitária e ao Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Segundo os produtores, tem havido excesso de exigências e rigidez da fiscalização, o que está desmotivando os empreendedores rurais.
A partir disso e de relatos que chegam diretamente aos políticos, vereadores têm se mobilizado para debater o assunto. Ainda no fim de 2024, o vereador Diego Wolschick (PP) afirmou que vai propor uma audiência pública. Segundo ele, a ideia é fazê-la ainda em fevereiro. O parlamentar também fará parte da Frente Parlamentar em Defesa da Agroindústria, instituída no Legislativo no início de 2025, após proposta do vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), que é o presidente.
Na segunda-feira, 3, uma reunião traçou alguns planos da comissão para 2025. A primeira delas é visitar as agroindústrias. “Toda segunda, às 13h, visitaremos uma agroindústria. Segunda, dia 10, vamos na Embutidos Coloniais Tangerinas. Queremos, num primeiro momento, conhecer a realidade de cada uma in loco. Suas necessidades, angústias e carências, para poder entender”, afirmou Muchila.
Conforme o vereador, também foi decidido na reunião que a ideia é conversar com fiscais da Vigilância Sanitária e do SIM. “Vamos ouvir todas as partes e construir uma via alternativa. Queremos contribuir para que Venâncio Aires possa manter suas agroindústrias, crescer e, quem sabe, ter novas agroindústrias de diferentes áreas.”
Frente Parlamentar em Defesa das Agroindústrias
A Frente Parlamentar tem Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), como presidente, Ezequiel Stahl (PL) como vice-presidente e os demais membros são Alberto Sausen (Podemos), Alessandra Ludwig e Éverton Dias (ambos do PDT), Diego Wolschick, Dra. Sandra Silberschlag e Jeferson Schwingel, o GP (os três do PP), Claidir Kerkhoff (Republicanos) e Gilberto dos Santos (MDB).