Venâncio Aires terá, em breve o chamado GPS Rural, um sistema de mapeamento georreferenciado das propriedades rurais.
Venâncio Aires terá, em breve, um sistema de mapeamento georreferenciado das propriedades rurais. Trata-se de um software chamado GPS Rural que, conforme edital da Prefeitura, servirá também para mapeamento das estradas rurais, além da disponibilização de informações para sistema e aplicativos de navegação. Na justificativa, a Administração afirma que a informatização e melhoria nos processos de localização se tornaram indispensáveis nos dias atuais e soluções tecnológicas podem dimensionar de forma digital todos os espaços identificados para uma maior segurança.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil de Venâncio, cada propriedade terá um código que servirá para que órgãos de segurança como Corpo de Bombeiros, Samu e Brigada Militar, tenham a localização exata do local que necessita de atendimento. “Um exemplo de funcionamento é um incêndio em estufa de tabaco. O proprietário entra em contato com os bombeiros informando o código da propriedade. Os bombeiros, através do aplicativo, terão a localização e a rota traçada até o local. Isso agiliza o atendimento.”
Ainda conforme a secretaria, as informações do dono da propriedade estarão protegidas e o acesso aos dados pessoais e dos integrantes da família, somente os órgãos de segurança pública terão acesso. “Para que o proprietário seja atendido, só precisa informar seu código, que é único para cada local. O sistema terá níveis de acesso e administradores. Os órgãos de segurança terão acesso mais amplo às informações. O produtor não precisa instalar aplicativo, apenas informar o código.”
Para desenvolver o GPS Rural, conforme edital, a Prefeitura deve investir R$ 76,9 mil: são 54,9 mil para o desenvolvimento do software, mapeamento das estradas e implantação do sistema, mais R$ 1,83 mil mensais para manutenção. O contrato com a empresa que apresentar o menor preço terá validade de 12 meses e é prorrogável pelo mesmo período.
O prazo para envio de propostas já encerrou e, como uma empresa entrou com recurso, o processo está sob análise do jurídico da Prefeitura.