O primeiro encontro do Grupo do Leite de Venâncio Aires ocorreu na última quinta-feira, 27, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), e reuniu participantes da associação que foi criada em 2015, para organizar e qualificar o setor leiteiro de Venâncio Aires.
Esse foi o 27º encontro do grupo, que tem o apoio da Emater/RS-Ascar e parceria da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato Rural, que vêm realizando encontros, excursões, seminários, palestras, cursos, feiras e exposições.
A pauta da reunião foi uma palestra sobre ‘Tecnologias em cercas elétricas’, ministrada pela empresa Zebu Cercas Elétricas. Mais de 70 agricultores participaram. Foram apresentados pontos importantes aos produtores de gado de leite e de gado de corte, que também participaram do encontro.
O engenheiro agrícola da Emater Venâncio Aires, Diego Barden dos Santos, destacou alguns itens de segurança apresentados pela Zebu Cercas Elétricas para uma instalação. “Aterramento adequado, posicionamento da instalação em relação à rede elétrica e para raios, todos itens fáceis e baratos de se instalar, que proporcionam ótimo resultado”, comentou.
O segundo assunto do encontro foi a organização da participação do Grupo do Leite na AgroFeira 2020, que será realizada de 7 a 10 de maio, onde ocorrerá a 2ª Exposição de Gado Leiteiro de Venâncio Aires, com expectativa de mais de 60 animais participantes, e também o Seminário Regional de Bovinos de Leite, organizado pela Emater, com expectativa de 500 participantes de toda a região. Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, André Kaufmann, que também participou do encontro, a AgroFeira é a oportunidade que os agricultores de Venâncio Aires têm para mostrar sua força e desenvolvimento.
*Com informações da Assessoria de Imprensa da Emater