Indústrias abrem compra do tabaco na segunda-feira

-

Após um período de negociações entre lideranças do setor do tabaco e as indústrias para que ocorra a antecipação da comercialização do tabaco, várias empresas decidiram atender o pedido. Em Venâncio Aires, a compra inicia nesta segunda-feira, 16, com a Tabacos Marasca. A empresa deve comprar o tabaco até o dia 15 de dezembro e depois retornar em janeiro.

Algumas empresas da Capital Nacional do Chimarrão e de Santa Cruz do Sul comunicaram que devem iniciar a compra do tabaco ainda dezembro, antecipando a compra do tabaco Virgínia. Outras informaram que iniciam apenas em janeiro, todavia, produtores que necessitarem de recurso podem entrar em contato que as empresas que se colocaram à disposição.

A decisão das empresas é avaliada positivamente pelo presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), Carlos Joel da Silva. “Isso é essencial, um alívio para nossos agricultores, eles precisam cumprir com suas obrigações e como a safra passada não foi tão boa, eles estão descapitalizados”, enfatizou Silva, reforçando que esse olhar da indústria para o produtor é essencial.

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) elaborou uma correspondência destinada às empresas fumageiras, com apoio das entidades, no dia 16 de outubro. Conforme o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, é de suma importância que os produtores de tabaco que querem ou precisam comercializar sua produção já em 2020, possam ter esta oportunidade. “Os fumicultores vêm de uma safra com pouca e, em algumas regiões, sem rentabilidade; muitos sequer conseguiram comercializar toda a safra”, pontua Werner.

O dirigente ainda enfatiza o compromisso que os fumicultores demonstram com o setor tabaco. “Mesmo em meio a percalços, os produtores têm sido fiéis e mantido a produção. Ocorre, no entanto, que muitos atravessadores já estão percorrendo o interior em busca do produto. Antes que os fumicultores vendam parte da sua produção a preços menores, solicitamos às empresas que antecipem as compras para dezembro, de forma a valorizar o trabalho de seu produtor integrado”, diz a correspondência, que finaliza solicitando a empatia das empresas fumageiras neste tempo de crise.

Esse movimento das empresas vai ao encontro do que vinha sendo anunciado pela Folha do Mate nos últimos dias: o produtor antecipou o plantio da atual safra e uma parte desse tabaco já está pronto para ser comercializado. Alguns produtores devem finalizar a safra antes mesmo de virar o ano, sendo assim, o setor da indústria também flexibilizou o calendário e antecipou a compra.

“FICAMOS MUITO SATISFEITOS COM AS EMPRESAS QUE ATENDERAM NOSSO PEDIDO DE INICIAR A COMPRA AINDA EM 2020 E ORIENTAMOS OS PRODUTORES QUE ENTREM EM CONTATO COM SEUS ORIENTADORES PARA ORGANIZAR AS SUAS VENDAS E TAMBÉM O AUXÍLIO NECESSÁRIO NAS QUESTÕES FINANCEIRAS.”

BENÍCIO WERNER- PRESIDENTE DA AFUBRA

Confira a data que cada empresa deve iniciar a compra do tabaco

  • Marasca – 16 de novembro a 15 de dezembro
  • CTA – manterá compras na matriz, em Venâncio Aires, de 9 até 16 de dezembro
  • JTI – 1º de dezembro
  • Universal Leaf Tabacos (ULT) – previsão de início da compra de tabaco em dezembro
  • Alliance One – previsão de início da compra de tabaco em janeiro
  • China Brasil Tabacos – previsão de início da compra de tabaco em janeiro
  • BAT Brasil (antiga Souza Cruz) – previsão de início da compra de tabaco em janeiro
  • Philip Morris Brasil – iniciará a compra no diia 6 de dezembro
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido