Muita integração e descontração marcaram o encontro, na quarta-feira, 12 (Foto: Divulgação/Emater)
Muita integração e descontração marcaram o encontro, na quarta-feira, 12 (Foto: Divulgação/Emater)

Na tarde de quarta-feira, 12, o Clube de Mães Unidas de Isabel, de Linha Isabel, recebeu integrantes do grupo de Vila Teresinha, para o intercâmbio de clubes de mães. A atividade, promovida em parceria com a Emater/RS-Ascar, foi realizada no antigo Salão Siebeneichler, em clima de kerb – cultura tradicional da comunidade.

Em torno de 80 mulheres participaram do evento, que contou com momentos de reflexão e integração, lanche com pratos elaborados pelas anfitriãs e preparo de sais aromáticos para escalda-pés. “Em todos os intercâmbios fizemos os sais aromáticos para escalda-pés para as mulheres levarem pra casa e utilizarem essa técnica milenar”, explica a extensionista rural social da Emater, Viviane Röhrs.

Mulheres participam de palestra, dinâmicas e momentos de confraternização (Foto: Divulgação/Emater)

Os intercâmbios entre grupos organizados de mulheres rurais ocorrem desde o início do mês de abril. “São 23 comunidades que se inseriram nesta atividade promovida pela Emater que tem por objetivo a integração entre elas, valorização da cultura alimentar, resgate de mudas e sementes, e tem como foco principal o fortalecimento e empoderamento da mulher rural, buscando aumentar sua autoestima e autovalorização”, destaca Viviane.

Ao todo, 500 mulheres participaram dos dez encontros realizados até agora. O último deste ano ocorrerá no dia 26, em Linha Herval. Na data, o Clube de Mães Integração receberá o Clube Estrela Guia, de Linha Estrela.

Juliana Bencke

Editora de Cadernos