Interior e as dificuldades com a energia elétrica são destaque em audiência na Câmara

-

A energia elétrica fraca já queimou inúmeros equipamentos na casa da família Kramer, em Linha Antão Baixo. O problema afeta diariamente a lida agrícola da família e de mais seis moradores que precisam se revezar na hora de ligar equipamentos dentro de casa ou galpão. Essa situação foi exposta pela agricultora Seni Kramer, 48 anos, durante a audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, na tarde desta segunda-feira, 22. A reunião tratou sobre os serviços e atendimentos prestados pela RGE, empresa responsável pela distribuição de energia no município.

Moradora de Linha Antão Baixo participou da audiência para sanar um problema que vem ocorrendo há anos (Foto: Rosana Wessling/Folha do Mate)

Além de Seni, outros venâncio-airenses participaram da audiência que foi comandada pela Comissão da Agricultura, Obras e Serviços presidida pelo vereador Gerson Ruppenthal (PDT) é um dos proponentes da audiência. Sandra Helena Wagner ( PSB) e Renato Gollmann (PTB) e teve a participação de Alexandre Jung, da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), Cristiano Guedes da Silva e Fábio Calvo, da RGE, e a coordenadora do Procon de Venâncio Aires, Fernanda Bauermann.

Uma das principais demandas elencadas pelos vereadores foram as constantes quedas de energia elétrica no município e a demora no restabelecimento da energia. “A audiência serve para abordar e conhecer falhas pontuais em Venâncio”, citou Silva, representando a RGE.

Para Ruppenthal, as maiores demandas são de moradores do interior que precisam esperar dias para o retorno da energia. Silva explicou que muitas vezes, em casos isolados, são necessárias mais de uma equipe para regularizar a falta de energia. “Nosso primeiro passo é mandar uma equipe de emergência, depois a equipe com caminhão e em ocasiões pode ser necessária uma terceira equipe. Em algumas situações a demora no atendimento é justificada”, comentou o representante da RGE.

Atendimento

Além da demora no restabelecimento de energia, outro assunto bastante questionado foi a dificuldade da população em atendimentos por telefone e até presencialmente. No entanto, segundo a empresa, os meios digitais, seja por aplicativo ou site, são os mais utilizados por moradores de Venâncio. “Quanto mais pessoas usarem essas plataformas, que têm a mesma eficácia do atendimento por 0800, vamos deixar a linha disponível para aqueles que realmente precisam desse suporte”, frisou Silva.

A audiência, que durou cerca de uma hora e meia, foi acompanhada por poucos moradores de forma presencial devido às regras de distanciamento. Dessa forma, o evento foi transmitido nas redes sociais, por onde inúmeras pessoas participaram levando suas demandas e questionamentos.

78%

é o percentual de venâncio-airenses que utilizam os serviços digitais da RGE conforme informado pelos representantes durante a audiência.

 

notícias rural Folha do Mate

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido