Ter habilidade para o artesanato não é talento para muitos e requer criatividade e concentração. Este dom é carregado por Leni Jacobi Sausen, 67 anos, que é artesã e faz entalhes em madeira. Com ateliê na própria casa, a moradora de Linha Travesa, no interior de Venâncio Aires, ela já fez mais de duas mil peças em madeira entalhada.
A trajetória com o artesanato começou aos 14 anos. Após, teve envolvimento com outras funções, como a de desenhista para arquitetos e, em 1998, chegou a se associar à Associação de Artesãos de Venâncio Aires (Arteva). Leni também chegou a dar aulas na Associação Amigos do Cemuc (AACemuc). Desde 2013, agora já aposentada, se dedica exclusivamente ao artesanato em madeira.
Ela destaca que o talento veio naturalmente e aprendeu tudo o que sabe sozinha. “Na escola já eu chamava atenção por desenhar bem, mas depois vi que era um dom mesmo”, ressalta. Entre as imagens que faz em pedaços de madeira estão paisagens, cavalos e até a Igreja Matriz São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires.
O avô materno de Leni também tinha talento para lidar com madeira. Inclusive, ela utiliza um formão, ferramenta usada para entalhar madeira, que pertenceu ao avô. Aos poucos foi também comprando e criando seus próprios materiais de trabalho. “Comecei de forma simples, como eu achava que era o certo”, explica Leni, que junto do marido, Alfonso Sausen, é assinante do jornal Folha do Mate desde 1990.
Processo de criação
Leni explica que, no processo de criação, desenha primeiro em um papel e passa para a madeira com carbono. Segundo ela, depois disso é fácil, e começa o entalhamento. Ao fim, passa anilina e verniz para garantir a durabilidade e proteção da peça.
De acordo com a artesã, é possível entalhar qualquer imagem. Entre os objetos mais confeccionados por ela estão quadros, relógios, placas e detalhes em móveis, como mesas e cadeiras. Leni aceita encomendas pelo telefone (51) 99702-1885.
Escolas
Quem for visitar as Escolas Estaduais de Ensino Médio Cônego Albino Juchem e Monte das Tabocas, em Venâncio Aires, vai encontrar obras de Leni Jacobi Sausen. O entalhe exposto no Monte das Tabocas, segundo ela, foi o mais demorado – cerca de um mês para ser finalizado – e trabalhoso que já fez. O quadro em madeira retrata um livro aberto e traz também a fachada da escola, materiais usados no educandário e, ao fundo, árvores e a Igreja Matriz São Sebastião Mártir.